[weglot_switcher]

Economia espanhola cresce ao maior ritmo desde 2015

Desde há quatro anos que a economia espanhola tem vindo a crescer em cadeia. Os analistas acreditam que Espanha pode vir a crescer mais de 3% pelo terceiro ano consecutivo.
24 Agosto 2017, 13h18

A economia espanhola cresceu 3,1% entre abril e junho em comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. A aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) do país ultrapassou o crescimento registado em Portugal e atingiu o valor mais elevado desde o terceiro trimestre de 2015.

Em comparação com o trimestre anterior, o PIB em Espanha cresceu 0,9% no segundo trimestre do ano, impulsionado pelo aumento do consumo interno das famílias espanholas. Desde há quatro anos que a economia espanhola tem vindo a crescer em cadeia, tendo-se registado um crescimento de 0,6% no terceiro trimestre do ano passado, 0,7% no quatro trimestre e 0,8% no primeiro trimestre deste ano.

O crescimento da economia espanhola fica bem acima da portuguesa que avançou 2,8% no último trimestre, estando ambos acima da média na Zona Euro. Os analistas acreditam que Espanha pode vir a crescer mais de 3% pelo terceiro ano consecutivo.

No último ano foram criados em Espanha 480 mil novos postos de trabalho e o crescimento do turismo e das exportações deram um forte contributo para o alavancar da quinta maior economia europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.