Economia espanhola criou emprego em 2014 pela primeira vez em 7 anos

O chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje que a economia espanhola criou emprego em 2014 pela primeira vez em sete anos, avançando assim, sem dar mais pormenores, dados sobre o desemprego que serão divulgados na quinta-feira. Numa sessão hoje de manhã no Congresso espanhol (parlamento), o presidente do Governo (PP) enumerou as razões […]

O chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje que a economia espanhola criou emprego em 2014 pela primeira vez em sete anos, avançando assim, sem dar mais pormenores, dados sobre o desemprego que serão divulgados na quinta-feira.

Numa sessão hoje de manhã no Congresso espanhol (parlamento), o presidente do Governo (PP) enumerou as razões pelas quais acredita que a Espanha está já em recuperação económica.

Rajoy sublinhou que em 2014 a Espanha registou crescimento económico, pela primeira vez em sete anos, que a economia espanhola criou emprego pela primeira vez no mesmo período e que aumentou o número de inscritos na Segurança Social.

A prova da recuperação, disse o chefe de Governo, é o Inquérito sobre a População Ativa (EPA, em castelhano), que será conhecido na quinta-feira.

O primeiro-ministro salientou que em 2011 a Espanha reduziu o número de empregados em 8% e que em 2014 esse dado cresce 5%.

A questão sobre as condições dos trabalhadores espanhóis tinha sido lançada pelo líder do PSOE (partido socialista espanhol), Pedro Sánchez.

O anúncio de Rajoy provocou os protestos de vários deputados da oposição, em reprovação pelo facto de o líder do Governo já conhecer os dados que serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol.

“Por rigor e sentido institucional, o presidente do Governo não deveria utilizar o EPA, cujos dados ainda não saíram. Um pouco de vergonha”, pediu o porta-voz do grupo socialista, Antonio Hernando.

Espanha ainda tem uma taxa de desemprego acima dos 20%, uma percentagem considerada preocupante pelo FMI, que na terça-feira avançou previsões otimistas quanto ao crescimento da economia espanhola em 2015 e 2016.

OJE/Lusa

Recomendadas

Atividade na reabilitação urbana sobe 1,8%

Já a produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em fevereiro, estimou-se em nove meses. O volume da carteira de encomendas teve uma quebra de 0,1%.

Ana Jacinto admite que descida do IVA não vai ter impacto no preço final

Em entrevista à Antena1 e Jornal de Negócios, Ana Jacinto, secretária da AHRESP, comentou sobre as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças.

Cabaz alimentar com IVA a 0% vai abranger 30 a 40 produtos

Governo está a negociar com produção e distribuição este fim de semana o acordo em torno do IVA zero, medida que deverá abranger 30 a 40 produtos considerados essenciais.