PremiumEconomia está a abrir brechas na máquina russa

O regresso da Rússia ao Acordo dos Cereais pouco depois de ter ameaçado com a sua suspensão pode ser indicador de que o país está exangue. Os dados do PIB também. Entretanto, a Turquia é cada vez mais o mediador de serviço.

O impacto da guerra na economia interna da Rússia parece estar a exercer pressão sobre a frente de guerra e essa terá sido a motivação central para o que o governo de Vladimir Putin tenha voltado atrás na decisão de suspender o bloqueio que impôs sobre chamado Acordo dos Cereais – que viabilizou a exportação de cereais ucranianos para os mercados internacionais.

Normalmente esquecido, o acordo também prevê a exportação de cereais e fertilizantes russos – que assim conseguiram colocar aqueles produtos a salvo das sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados às exportações oriundas da Rússia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Premium“O desenho pode ser um ponto de partida para começar uma coleção”

“Os portugueses conhecem os seus artistas, respeitam-nos e valorizam-nos”. Palavra de curadora, que é também diretora da única feira dedicada ao desenho em Portugal. Mónica Álvarez Careaga fala ao JE na identidade muito própria da Drawing Room Lisboa e da sua crescente “portugalidade”, que considera ser o reconhecimento de “várias gerações de excelentes artistas” portugueses.

PremiumSom harmonioso

Desenvolvido em segredo, o Co-Axial Master Chronometer Calibre 1932 é o primeiro movimento de relojoaria do mundo a fundir as funções de cronógrafo e de repetidor de minutos, necessitando do seu próprio “cérebro” mecânico para fazer soar o tempo decorrido.

PremiumSobre a necessidade de reinvenção de um continente no século XXI

Uma reportagem recente de um consórcio nacional de jornalistas trouxe para a luz do dia a existência de um número verdadeiramente assustador de elementos das forças de segurança portuguesas que não honram a farda, semeando o ódio, incentivando à violência e demonstrando um feroz racismo, quer contra cidadãos de etnia cigana, quer contra negros.
Comentários