[weglot_switcher]

Economia portuguesa deve crescer 1,2% este ano, prevê sondagem da Bloomberg

Para 2017 e 2018, os economistas inquiridos pela agência Bloomberg estimam um crescimento na mesma ordem.
12 Dezembro 2016, 16h05

A economia portuguesa deve crescer 1,2% este ano, segundo uma sondagem de economistas realizada pela agência Bloomberg, um ritmo de expansão que se deve manter em 2017 e 2018.

O inquérito feito a 23 economistas entre 2 e 9 de dezembro, resultou numa revisão em alta da previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português para este ano, face à estimativa média de 1% em setembro.

Em termos trimestrais, espera-se um crescimento de 0,2% entre outubro e dezembro face ao trimestre anterior, enquanto o início do próximo ano deverá ser marcado por uma expansão de 0,3%. A revisão em alta surge após o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado os dados do terceiro trimestre deste ano, que dão conta de um crescimento de 1,6% em termos homólogos e de 0,8% em cadeia, suportado num forte crescimento das exportações.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também reviu em alta as suas previsões para este ano, na semana passada, para 1,3% de 1%.

O alemão Commerzbank avisou, no entanto, que Portugal ainda não está fora da zona de perigo.

“Apesar do forte crescimento económico no terceiro trimestre, e do facto da meta do défice (público) estar prestes a ser atingida, Portugal permanece um dos candidatos a sofrer uma crise na zona euro. Recentemente, o crescimento foi sustentado inteiramente pela procura externa, e uma recuperação baseada em crescimento interno ainda não está à vista,” disse, citado pela Bloomberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.