[weglot_switcher]

Economias mais endividadas do mundo são também as mais ricas

Quase uma década depois do colapso do Lehman Brothers, a dívida pública em todo o globo é de 164 biliões de dólares (mais de 140 biliões de euros), o que corresponde a 225% do PIB mundial.
17 Junho 2018, 11h00

O nível de endividamento mundial está a atingir novos recordes, aproximando-se perigosamente dos níveis da Segunda Guerra Mundial. Quase uma década depois do colapso do Lehman Brothers, a dívida pública em todo o globo é de 164 biliões de dólares (mais de 140 biliões de euros), o que corresponde a 225% do PIB mundial.

O estudo mostra ainda que os índices de endividamento global estão numa tendência ascendente de forma quase ininterrupta desde a Segunda Guerra Mundial. Em comparação com o anterior pico da dívida, o endividamento global é agora 12% superior.

“Não surpreendentemente, as economias mais endividadas do mundo são também as mais ricas”, indica um relatório do Banco Mundial. Os dados mostram que os Estados Unidos, China e Japão – que são amplamente reconhecidos como algumas das economias mais desenvolvidas – respondem por metade da dívida pública global.

Só os Estados Unidos apresentam uma dívida pública que ronda 48,1 biliões de dólares (41,4 biliões de euros). Seguem-se a China, com um endividamento em torno dos 25,5 biliões de dólares (quase 22 biliões de euros); o Japão, com 18,2 biliões de dólares (15,7 biliões de euros); e a França, com 6,7 biliões de dólares (5,8 biliões de euros).

Já os países considerados menos desenvolvidos, representando menos de 1% da dívida global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.