[weglot_switcher]

Economista-chefe do BCE: “A bitcoin pode ajudar-nos” se for regulada

“Vamos agir sobre os riscos e a regulamentação”, incitou Benoit Coeure, num painel organizado pela agência Bloomberg, em Davos. O economista pediu ao G20 que debata o tema já em março.
27 Janeiro 2018, 20h00

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), incentivou os países do G20 a debaterem a regulamentação da bitcoin proximamente. Num discurso no encerramento do encontro anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, Benoit Coeure defendeu que as criptomoedas podem ser positivas se controladas pelas autoridades.

“Vamos agir sobre os riscos e a regulamentação”, disse Coeure, num painel organizado pela agência Bloomberg, em Davos. “A comunidade internacional está a formar e a preparar uma resposta a isto e espero que ver uma discussão do G20, por exemplo, em Buenos Aires, em março, para nos focarmos mesmo nestas questões com uma resposta regulatória.

No ano passado, o valor da bitcoin disparou 1.500% e levou à emergência da criptomoeda nos mercados, tornando-se inevitável que as autoridades financeiras começassem a debater a questão. Atualmente a primeira de quase 1.500 criptomoedas, a bitcoin vale cerca de 11.120 dólares.

Couere defendeu que a comunidade internacional tem de encontrar um enquadramento para as criptomoedas no sistema monetário e financeiro regulado. “Também temos de melhorar os pagamentos transfronteiriços porque é bom para o desenvolvimento e para a inclusão financeira”, afirmou. “A bitcoin pode ajudar-nos, pode pagar por um serviço, forçando-nos a atualizar os nossos sistemas. Essa é uma lição positiva”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.