[weglot_switcher]

Economistas debatem desafios das relações ibéricas a 24 de maio

As relações ibéricas no contexto europeu e global, o atual estado das relações comerciais entre Espanha e Portugal e as infraestruturas ibéricas serão temas em debate no Seminário Ibérico de Economistas que tem lugar a 24 de maio. Evento conta com o JE como media partner.
  • António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas | Cristina Bernardo
16 Maio 2023, 12h46

A Ordem dos Economistas e o Conselho Geral de Economistas (órgão que tutela a classe em Espanha) vão debater os desafios e oportunidades das relações ibéricas no contexto anual na décima edição do Seminário Ibérico de Economistas que vai ter lugar na sede da Ordem, em Lisboa, a 24 de maio (entre as 9h00 e as 13h45) e conta com o “Jornal Económico” como media partner.

Veja aqui o programa completo.

Na abertura e encerramento, o evento vai contar com as intervenções de António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas e Valentín Pich Rosell, presidente do Conselho Geral dos Economistas de Espanha.

Às 9h30, o primeiro painel, moderado por António Rebelo de Sousa, membro da direção da Ordem dos Economistas, irá debruçar-se sobre as relações ibéricas no contexto europeu e global. Para este tema, teremos as reflexões de Gonzalo Solana González, diretor da Cátedra Nebrija Santander de Internacionalização de Negócios; Paulo Neves, presidente do Instituto para a promoção da América Latina e Caraíbas; Armindo Monteiro, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e Mário Godinho de Matos, embaixador e professor convidado da Universidade Autónoma de Lisboa.

A seguir a um período de coffee break, a partir das 11h00, segue um painel dedicado às relações comerciais entre Espanha e Portugal, moderado por Jorge Dias, presidente da Direção Regional do Norte da Ordem dos Economistas e com a presença de Miguel Ángel Vásquez Taín, presidente do Conselho Galego de Economistas; Carlos Brito, professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Luís Rebelo de Sousa, administrador executivo da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

A finalizar, Filipe Alves, diretor do Jornal Económico, modera um painel intitulado “As Infraestruturas Ibéricas. Um Assunto Pendente” e que conta com o contributo de José-Maria Casado Raigón, diretor das Relações Internacionais do Conselho Geral de Economistas em Espanha; Carlos Correia da Fonseca, especialista em Economia dos Transportes; Consultor do Banco Mundial e ex-secretário de Estado dos Transportes; Miguel Rebelo de Sousa, vice-Presidente e Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias e Luís Mira Amaral, engenheiro, economista e ex-ministro da Indústria e Energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.