[weglot_switcher]

Economistas veem inflação na Madeira nos 10% até ao fim do ano

O poder de compra vai continuar a diminuir durante largos meses, com os consumidores de baixos rendimentos a serem os mais afetados.
4 Julho 2022, 14h45

A inflação atingiu na Madeira os 7,6% em maio deste ano, o valor mais alto desde setembro de 1993, indicam os dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), mas os economistas prevêm que a inflação na Madeira continue a aumentar e deverá acabar o ano com valores mais altos do que os atuais.

A professora de Economia da Universidade da Madeira, Mafalda Venâncio, acredita que a inflação na Região pode chegar aos 10% no final deste ano.

“A situação da Madeira é particularmente preocupante, tendo em conta o peso do custo de transporte dos produtos. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode demorar dez ou 15 anos e a Europa tornou-se demasiado dependente dos mercados destes países”, sublinha, acrescentando que “é necessário encontrar mecanismos alternativos urgentes para suprir a procura, principalmente no que se refere à energia”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 1 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.