Ecopilhas lança peditório nacional de pilhas e baterias

Nas sete edições anteriores deste peditório nacional recolheram-se quase 27 milhões de pilhas e baterias usadas.

A Ecopilhas, a primeira entidade gestora em Portugal dedicada à recolha e reciclagem de pilhas e baterias usadas, lança amanhã a oitava edição do peditório nacional de pilhas e baterias, que vai decorrer até 31 de dezembro de 2016.

Nas últimas sete edições, foi angariado um total de 26,9 milhões de pilhas e baterias portáteis.

No ano passado, em Portugal, foram recicladas 527 toneladas de pilhas e baterias

O peditório nacional de ilhas e baterias usadas consiste numa iniciativa anual de solidariedade e mobilização da comunidade para a recolha de pilhas e baterias usadas.

Desde 2009 que esta campanha permite à Ecopilhas todos os anos doar ao Instituto Português de Oncologia (IPO) um aparelho para tratamentos, adaptado às necessidades daquele Instituto.

Os equipamentos para tratamentos doados, nas edições anteriores, consistiram num aparelho para oftalmologia (2009); um ortopantomógrafo (2010); um posto de trabalho para abordagem da via aérea difícil (2011); uma torre de endoscopia (2012); uma videoendoscopia portátil (2013); uma gama sonda portátil e dermatomo (2014); e um ‘laser CO2 Acupulse’ (2015).

“Ao longo de todo o ano, a Ecopilhas ajuda os cidadãos a reciclar pilhas e baterias usadas, contudo, nesta época festiva também ajuda a ajudar. Assim, nesta campanha, aliamos a reciclagem à solidariedade porque acreditamos que tanto a proteção do ambiente, como a responsabilidade social e a promoção de um desenvolvimento mais sustentável são deveres de todos nós”, refere Eurico Cordeiro, diretor-geral da Ecopilhas.

Existem 20 mil pilhões em Portugal que podem ser encontrados através da aplicação da Ecopilhas.

Basta colocar as pilhas e baterias usadas de telemóveis, relógios, telecomandos, brinquedos ou de outros aparelhos num desses pilhões.

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários