[weglot_switcher]

IP avança com mais um investimento de 6,4 milhões

O concurso público para estas obras já foi publicado em Diário da República e deverá arrancar no terreno para o próximo ano.
  • Cristina Bernardo
18 Abril 2017, 07h00

A Infraestruturas de Portugal (IP) apresenta hoje o lançamento mais um investimento no setor rodoviário, no valor global de 6,4 milhões de euros. Em causa está a obra que visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33.

A cerimónia de lançamento desta obra, há muito exigida pelos autarcas e populações locais, para melhoria das condições de segurança e circulação no IC1 entre alcácer do Sal e Grândola, contará com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Segundo a IP, a empreitada deverá ter inicio no primeiro trimestre de 2018 e engloba, entre outros, a realização da reabilitação estrutural do pavimento; a renovação, readaptação e complemento da sinalização e dos equipamentos de segurança, assim como a instalação de sistemas semafóricos.

Está também prevista a requalificação dos sistemas de drenagem, que inclui a execução de passagens hidráulicas e a limpeza e reparação das valetas, além de intervenções de integração paisagística e outras obras complementares, como a construção de um canal técnico rodoviário, a colocação de telas anti-raízes e a instalação de sistemas de acalmia de tráfego.

“A concretização desta intervenção irá melhorar fortemente as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC1”, defende a IP, em comunicado.

O concurso público para a execução desta empreitada foi já publicado em Diário da República, estimando-se que esta obra tenha inicio no primeiro trimestre de 2018.

A empresa liderada por António Laranjo recorda que “este troço do IC1, anteriormente integrado na subconcessão do Baixo Alentejo, regressou para jurisdição direta da Infraestruturas de Portugal no inicio deste mês”.

“Por forma a mitigar algumas das patologias existentes nesta estrada, no passado dia 6 de abril a IP avançou com trabalhos de reabilitação funcional do pavimento, envolvendo a execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas”, adianta o mesmo comunicado.

De acordo com a IP, esses trabalhos ainda estão a ser desenvolvidos e envolvem um investimento de 339 mil euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.