[weglot_switcher]
74853
Em Foco

‘Caso Marega’: “Já temos várias pessoas identificadas através videovigilância e testemunhos”, diz PSP

Equipa especial da PSP, criada para o efeito e que conta com o Ponto Nacional de Informações sobre Desporto, já identificou “vários” suspeitos de insultos racistas ao jogador do FC Porto, Moussa Marega. Processo de identificação está em curso e deverá estar concluído “em breve”. Ainda não foram constituídos arguidos os suspeitos identificados através da ajuda de videovigilância e testemunhos de outros adeptos.

Atualidade

Caso Marega: Multa até 1.000 euros e três jogos à porta fechada. O castigo que pode ser aplicado ao Vitória de Guimarães

O artigo 113º do regulamento da Liga Portugal pune com o mínimo de um e o máximo de três jogos à porta fechada e uma multa cujo montante pode ir dos 200 aos 1.000 euros.

‘Caso Marega’: Como pode afetar a reputação e os patrocínios da Liga? Veja o ‘Jogo Económico’

Como olham as marcas e os patrocinadores para uma Liga tão problemática? Como se pode atrair investimento, espetadores e audiência num ambiente tão negativo? Não perca o debate com João Marcelino, Luís Miguel Henrique e Diogo Luís esta sexta-feira a partir das 19h00 na plataforma JE TV, redes sociais do Jornal Económico e no canal A Bola TV.

‘Caso Marega’: Conselho de Disciplina da FPF abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

Em causa estão os insultos racistas de que foi alvo o jogador do FC Porto no jogo do último domingo. O clube vimaranense corre o risco de efetuar três jogos à porta fechada.

‘Caso Marega’: Conselho de Disciplina “está limitado” à aplicação dos regulamentos

José Manuel Meirim explicou, em comunicado, que este fim de semana se registou “uma situação de violência cujos factos serão, necessariamente, apurados em adequado procedimento disciplinar”, com o CD a anunciar a abertura do processo ao Vitória de Guimarães, devido a insultos racistas ao futebolista maliano do FC Porto Moussa Marega.

Vacinação dos jovens. A antecâmara para a vacinação obrigatória em Portugal?

A vacinação dos jovens contra a Covid-19 que foi determinada não deixa de corresponder apenas à abertura de uma opção, ou seja, a possibilidade dos jovens, querendo, poderem ser vacinados, não existindo no atual quadro legal em vigor a possibilidade de impor obrigatoriamente essa vacinação contra a Covid-19.

Entrevista

‘Caso Marega’. “Culpa do clube é de difícil prova”, admite ex-secretário de Estado do Desporto

Alexandre Miguel Mestre esclarece em entrevista ao JE que, no caso das penas previstas para os adeptos, estamos perante o crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, previsto no artigo 240, número 2, alínea b) do Código Penal, punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos.

Mercados

‘Caso Marega’. Autoridade para combate à violência no desporto instaura processo

“A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaurou um processo contraordenacional na sequência da situação registada este domingo, no jogo entre o Vitória Sport Clube e o Futebol Clube do Porto, em Guimarães. Assim, no âmbito das suas competências, a APCVD irá determinar responsabilidades que estejam em causa, tendo em conta os insultos e discriminação racial de que foi alvo o jogador Moussa Marega”, refere em comunicado.

Agenda

‘Caso Marega’. Especialista considera regulamento disciplinar da Liga “subjetivo, com sanções de valor reduzido e pouco disuasoras”

Sobre o artigo 187.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que prevê a infração disciplinar de “Comportamento incorreto do público”, o consultor da Abreu Advogados, Alexandre Mestre, começa logo por apontar um conceito “juridicamente indeterminado”.

Opinião

‘Caso Marega’: Bloco questiona governo sobre medidas contra racismo no desporto

O Bloco de Esquerda quer saber que medidas vai tomar o Governo após insultos racistas ao jogador do Futebol Clube do Porto, Moussa Marega. O deputado Luís Monteiro diz que “todos têm a responsabilidade e obrigação de apurar as responsabilidades e punir os racistas”.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.