[weglot_switcher]

Cotrim Figueiredo e Pacheco Amorim rejeitados como vice-presidentes da AR. Edite Estrela e Adão Silva eleitos

A primeira ronda das eleições para a vice-presidência da Assembleia da República terminou com dois nomes eleitos (PS, PSD) e os nomes de Chega e IL chumbados.
  • Adão Silva, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD
31 Março 2022, 17h07

A Assembleia da República votou e escolheu os novos vice presidentes do Parlamento: Edite Estrela do PS e Adão Silva do PSD.

Adão Silva foi eleito com 190 votos a favor e Edite Estrela com 159. Quanto aos restantes candidatos, Diogo Pacheco de Amorim teve apenas 35 votos a favor, 183 brancos e seis nulos e João Cotrim Figueiredo alcançou 108 votos a favor, 110 em branco e seis nulos.

Sobre o facto de Cotrim Figueiredo não ter sido eleito, o líder da bancada parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva, lamentou que o Parlamento não tenha reconhecido o bom trabalho do líder liberal e recordou que na anterior legislatura Cotrim Figueiredo não teve faltas.

“Respeitamos a democracia, e não iremos reapresentar a candidatura do João nem de outro membro da IL”, disse Rodrigo Saraiva.

O mesmo não se aplica ao Chega que, em alternativa a Pacheco de Amorim, avançou com o nome de Mithá Ribeiro para a vice-presidência da Assembleia da República para a segunda volta das eleições à vice-presidência do Parlamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.