A EDP anunciou que “vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha, que vai beneficiar com energia mais acessível mais de 200 empresas e famílias da cidade”.
Esta comunidade será constituída através “de uma parceria com a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste”, diz a EDP em comunicado.
A empresa de energia vai instalar “uma central solar com cerca de 1 MWp e mais de 1800 painéis solares em terrenos da autarquia e desta forma vai criar um Bairro Solar e fornecendo esta energia a negócios vizinhos”.
A EDP aponta, no comunicado, que “qualquer empresa que se situe dentro de um raio de quatro quilómetros da localização da central solar poderá aderir a este Bairro Solar e beneficiar de descontos entre 35% a 50% no preço mensal da sua energia”.
Existem empresas com prioridade no acesso ao Bairro Solar, nomeadamente a “empresas de pequena e média dimensão e àquelas que, por não terem espaço útil para instalar painéis solares, não podem beneficiar de outra forma desta energia limpa”.
Além disso, a EDP refere que “mais de 30 famílias vulneráveis estão também a ser identificadas pela autarquia, para serem beneficiárias desta comunidade”.