[weglot_switcher]

EDP e China Three Gorges atualizam parceria estratégica ao fim de 10 anos (com áudio)

Em dezembro de 2011, na oitava fase de privatização da EDP, que a CTG comprou 21% da EDP, firmando então uma “parceria estratégica para promover a cooperação entre as duas partes e regular potenciais conflitos de interesses”. Esta parceria foi agora atualizada num momento marcado “pela forte aposta na transição energética”.
10 Dezembro 2021, 07h59

O grupo EDP e a China Three Gorges (CTG) renovaram a sua parceria estratégica ao final de 10 anos e entrada da empresa chinesa no capital da elétrica portuguesa.

Foi em dezembro de 2011, na oitava fase de privatização da EDP, que a CTG comprou 21,35% da EDP (agora detém 19,03%), firmando então uma “parceria estratégica para promover a cooperação entre as duas partes e regular potenciais conflitos de interesses”.

Em 2017, a empresa chinesa reforçou a sua participação na EDP para 23,26% investindo 208 milhões de euros, mas tem vindo a reduzir a sua participação desde então, depois de a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela CTG ter falhado em 2019.

A EDP destaca vários “marcos importantes” desta parceria: (i) o suporte financeiro, por parte da CTG, durante a crise de dívida soberana na Europa, permitindo o fortalecimento do balanço da
EDP, (ii) a cooperação e partilha de capacidades no desenvolvimento de diversas oportunidades de crescimento, nomeadamente em co-investimentos em centrais hidroeléctricas na América Latina e (iii) iniciativas conjuntas na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias”.

A elétrica portuguesa acrescenta que “considerando o posicionamento cada vez cada vez mais global de ambas as empresas e, em particular, a recente entrada da EDP no mercado asiático, foi acordado entre a EDP e a CTG actualizar os termos da parceria estratégica. A actualização da parceria será regida por um acordo revisto a celebrar entre a CTG e a EDP, com vigência a partir da presente data”.

“O âmbito desta atualização, que considera o atual contexto do sector marcado pela forte aposta na transição energética, visa flexibilizar as estratégias de crescimento de ambas as empresas, assegurando a aplicação dos mais exigentes padrões de governo societário nas suas relações futuras e desenvolvendo instrumentos de cooperação e de partilha de boas práticas, de modo a potenciar a maximização de valor para ambas as empresas e seus acionistas”, pode-se ler no comunicado da EDP que não revela mais detalhes sobre esta parceria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.