EDP fecha compra de dois projetos solares no Vietname por 284 milhões de dólares

A EDP confirma que concluiu a aquisição de dois projetos solares fotovoltaicos no Vietname, reforçando assim a sua posição no continente asiático.

A EDP Energias reforçou a presença na região Ásia-Pacífico ao concluir a aquisição de dois projetos solares fotovoltaicos no Vietname. A compra foi feita através da subsidiária EDP Renováveis, com a Xuan Thien Group. Ao todo, os dois projetos totalizam uma capacidade de 200 MWac – Megawatts de corrente alternada -, refere a energética em comunicado.

Segundo a nota enviada durante esta quarta-feira à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o contrato alcançado teve um valor de 284 milhões de dólares (mesmo valor em euros), sendo que está também assegurado um contrato de aquisição de energia (CAE) estipulado a 20 anos, com um preço de 93,5 dólares por MWh (megawatt/hora).

O acordo assinado entre as duas empresas nota que foi alcançado em conjunto “com ganhos adicionais dependentes de objetivos operacionais”. A empresa portuguesa estima que a parceria seja de longo prazo com a contraparte vietnamita, desde logo com a exploração conjunto de oportunidades na região Ásia-Pacífico, nota o comunicado.

O fecho da transação surge depois do anúncio da compra, que foi publicado pela EDP a 27 de junho, e sinaliza um redobrar da capacidade operacional da energética no Vietname.

Recomendadas

Rácio de crédito malparado na banca melhora para 3,4% no segundo trimestre

A queda “reflete a diminuição dos NPL (-4,0%) e o aumento dos empréstimos produtivos (+1,8%)”, explica o supervisor da banca. A rentabilidade também melhorou.

Programa “Consolidar” mobiliza 752 milhões para fomentar a consolidação de PME

Foram divulgadas as 14 sociedades que iram constituir 14 novos fundos de capital risco. A dotação global disponível é de 752 milhões de euros para capitalizar empresas, promovendo o crescimento, expansão e consolidação de projetos empresariais (PME e mid caps).

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários