[weglot_switcher]

EDP mais que duplica valor de investimento em startups para 100 milhões de euros

A EDP Venture pretende apostar em empresas ligadas à transição energética, com mais do dobro do capital que tinha na última década para empreendedores. Centros de inovação globais deverão ser reforçados nos Estados Unidos, Europa, Israel ou a Ásia Oriental.
  • “Mostrámos que é possível explorar vento em locais que seriam inacessíveis”, disse o diretor do projeto, José Pinheiro
4 Abril 2022, 16h14

O grupo EDP, através do seu braço de capital de risco, tem 100 milhões de euros disponíveis para investir em startups até 2025, mais do dobro dos 45 milhões de euros investidos em soluções inovadoras na última década. A empresa pretende apostar em empresas scale-up ligadas à transição energética e com projetos que possam ter um impacto positivo no seu negócio.

A EDP Ventures procura, em todo o mundo, empresas com viabilidade comprovada, que tenham desenvolvido um produto ou um serviço que procura contribuir para a resposta aos desafios da eletrificação e das alterações climáticas e se encontrem numa fase de industrializar a sua oferta. “Os próximos anos serão desafiantes para a transição energética e queremos enfrentá-los com as melhores ideias a nível global”, diz Ana Paula Marques, administradora da EDP.

O investimento da EDP Ventures será realizado através da participação em rondas de investimento série B (quando uma startup já tem um modelo de negócio implementado com sucesso e receitas expressivas) e, eventualmente série C, mantendo os tradicionais investimentos seed e série A (iniciais). A previsão é de que signifique até 10 milhões de euros por empresa.

“Estamos focados em encontrar as soluções e tecnologias que farão a diferença num futuro descarbonizado e mais sustentável. À medida que o sector elétrico se altera a uma velocidade sem precedentes, queremos somar ao nosso conhecimento as startups mais promissoras, com um foco claro em projetos que possam representar oportunidades de crescimento”, sublinha Ana Paula Marques.

A decisão enquadra-se no Plano Estratégico da EDP até 2025, que prevê a duplicação da capacidade da empresa em energia eólica e solar, bem como o desenvolvimento de redes mais eficientes e a criação de mais soluções de sustentabilidade para famílias e empresas. Para tal, é necessário que o investimento em inovação seja reforçado.

“A aposta da EDP concentra-se em novas tecnologias de energia renovável, soluções de armazenamento e de flexibilidade, modernização e otimização de ativos de produção e distribuição, assim como geração distribuída, mobilidade elétrica, hidrogénio verde e descarbonização”, detalha a empresa, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Um dos objetivos é também reforçar a atividade de investimento nos grandes centros de inovação globais – além dos atuais São Paulo, Madrid e Lisboa – entre os quais o Estados Unidos, a Europa, Israel ou a Ásia Oriental, apoiando-se no caso de Singapura. Em novembro, a energética anunciou a aquisição de 87,4% da Sunseap, o quarto maior operador de energia solar do Sudeste Asiático, por 600 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.