[weglot_switcher]

EDP prevê encaixar 300 milhões com venda de ativos renováveis em 2021

A elétrica prevê que a venda de ativos renováveis nos EUA e na União Europeia venha a atingir os 300 milhões este ano.
13 Maio 2021, 18h10

A EDP espera encaixar 300 milhões de euros este ano com a venda de vários ativos renováveis nos Estados Unidos da América, anunciou hoje a empresa.

“Fechámos três negócios nos Estados Unidos, com 200 milhões em ganhos de rotação de ativos. Temos alguns negócios em fase avançada na Europa, que esperamos acrescentar [aos já concluídos nos EUA], portanto vai ser acima de 300 milhões de euros” em receitas este ano na venda de ativos, disse hoje o presidente executivo do grupo EDP, Miguel Stilwell de Andrade numa chamada com analistas.

Entre os vários negócios já concluídos este ano, estão duas centrais eólicas nos Estados Unidos: Indiana Crossroads de 302 megawatts e Bright Stalk & Harvest Ridge de 405 MW. Em termos de centrais solares, a elétrica destaca a de Riverstart nos EUA com 200 MW ainda este ano, e a de Indiana Crossroads com 200 MW em 2022.

Segundo o plano estratégico apresentado a 25 de fevereiro, a EDP quer angariar 8 mil milhões de euros, ou 1,5 mil milhões de euros por ano, até 2025 através da rotação de ativos, uma estratégia através da qual o grupo já fez 19 transações desde 2019.

O lucro líquido da EDP subiu 23%, em termos homólogos, para 180 milhões de euros no primeiro trimestre do ano anunciou a empresa esta quinta-feira, impulsionado por eventos não-recorrentes, nomeadamente alienações de ativos na Península Ibérica em 2020.

“O resultado líquido recorrente aumentou 6% face ao período homólogo, para 159 milhões de euros no primeiro trimestre, impulsionado pela contribuição da espanhola Viesgo e forte desempenho dos negócios de produção hídrica e comercialização, que compensaram o evento extraordinário nas renováveis nos EUA e a comparação negativa face ao resultado excecionalmente forte da intermediação no primeiro trimestre de 2020”, anunciou hoje a elétrica.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.