EDP Renováveis conclui dois negócios nos EUA e encaixa mais de 600 milhões de euros

A operação mais valiosa, que permitirá um encaixe de 450 milhões de euros, envolveu o desenvolvimento e construção do projeto eólico Indiana Crossroads, com 302 megawatts, no estado norte-americano do Indiana.

Esta produção é suficiente para quase abastecer, em separado, Santarém, Palmela, Figueira da Foz ou a vizinha Póvoa de Varzim

A EDP Renováveis informou esta quinta-feira que concluiu duas transações com projetos de energia eólica e solar nos Estados Unidos e encaixou cerca de 650 milhões de euros. A empresa de renováveis do grupo EDP deu por finalizado o acordo de build & transfer e a rotação de ativos de com as norte-americanas Northern Indiana Public Service Company, respetivamente.

O negócio mais valioso, que permitirá um encaixe de 450 milhões de euros, envolveu o desenvolvimento e construção do projeto eólico Indiana Crossroads, com 302 megawatts (MW), no estado do Indiana. As operações no local começaram este mês e completou-se agora o acordo de build & transfer, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a energética liderada por Miguel Stilwell, esta transação “está inserida no contexto do programa de Rotação de ativos de 8 mil milhões de euros para 2021-25 anunciado no Capital Markets Day, permitindo à EDP Renováveis acelerar a criação de valor e reciclar capital para reinvestir em crescimento rentável”, explica ainda a nota publicada pela CMVM.

Mais tempo a concluir demorou a operação de venda à canadiana Connor, Clark & Lunn Infrastructure (CC&L) de uma participação acionista de 80% no projeto Riverstart Solar (200 MWac) também no Indiana, que foi anunciada no início de setembro de 2020. Em causa estão quatro projetos eólicos que totalizavam 363 MW (Meadow Lake V, Quilt Block, Redbed Plains e Hog Creek). A venda do projeto solar Riverstart corresponde a um enterprise value de 305 milhões de dólares (na ordem dos 270 milhões de euros), o que se traduz em 1,5 milhões de dólares/MW (1,3 milhões de euros/MW). O encaixe com este negócio é de aproximadamente 200 milhões de euros.

EDP prevê encaixar 300 milhões com venda de ativos renováveis em 2021

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.
Comentários