EDP Renováveis conclui venda de portefólio eólico e solar nos EUA por 560 milhões de euros

A empresa que comprou foi a Connor, Clark & Lunn Infrastructure.

A EDP Renováveis concluiu a venda de uma participação acionista de 80% num portefólio eólico e solar com 563 megawatts (MW) – ou 450 MW líquidos – de capacidade à Connor, Clark & Lunn Infrastructure por 684 milhões de dólares (aproximadamente 560 milhões de euros).

O anúncio desta operação, no âmbito de uma portefólio de renováveis que está localizado nos Estados Unidos, foi feito a 2 de setembro, conforme lembra a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A alienação anunciada hoje faz parte da estratégia de rotação de ativos para o período 2019-22, contemplada no Strategic Update anunciado a 12 de março de 2019”, pode ler-se na mesma nota publicada pela CMVM depois do fecho do mercado.

Poucos minutos antes, a EDP informou que a SU Eletricidade, comercializador detido a 100% pela elétrica, acordou a venda, por 271 milhões de euros, de 15,5% do défice tarifário do próximo ano relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial. A operação processou-se através de cinco transações individuais.

“Este défice tarifário resulta do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2021 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2019 e 2020)”, explica a empresa.

Em julho deste ano, a EDP Serviço Universal havia acordado a venda de 23,4% do défice tarifário de 2020 por 273 milhões de euros, através de cinco transações individuais, e quatro meses antes, a energética tornou público um negócio semelhante, com a venda de 70,6% do défice tarifário de 2020, por 825 milhões de euros.

Na bolsa de Lisboa, as ações da EDP encerraram a sessão de hoje em terreno positivo, com uma subida de 1,20% para 5,24 euros.

Recomendadas

EDP e UVE lançam manual para simplificar a adesão à mobilidade elétrica

“A partir de hoje, está disponível um manual de boas práticas que pretende responder às principais dúvidas dos condutores quando decidem aderir a esta forma de mobilidade sustentável”, refere a EDP que apresentou o documento no Portugal Mobi Summit.

Respostas Rápidas. Pipelines que transportam gás russo foram sabotados? Por quem?

O que se sabe até agora da sabotagem a dois gasodutos que transportam gás russo via mar Báltico para a Alemanha?

Bancários reformados avançam com “manif” para 6 de outubro e pedem fiscalização da constitucionalidade a Marcelo

Os sindicatos da banca filiados na UGT entregaram hoje ao Presidente da República o pedido de fiscalização sucessiva previsto na Constituição relativamente ao pacote legislativo de mitigação da inflação, atendendo à sua previsível inconstitucionalidade por não incluir a totalidade dos bancários reformados.
Comentários