[weglot_switcher]

EDP Renováveis vai investir 20 mil milhões até 2026 (com áudio)

Empresa do grupo EDP prevê EBITDA de 3 mil milhões de euros até 2026, com um resultado líquido recorrente de 900 milhões de euros, o que será um crescimento médio anual de 9% neste período. A empresa promete manter um “balanço sólido”, com um rácio de dívida líquida sobre o EBITDA de 3,2 vezes em 2026 e uma nova política de dividendos, com um payout de entre 30% a 50%.
  • 8 – EDP Renováveis
2 Março 2023, 08h35

A EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP para as energias limpas, anunciou esta madrugada, num comunicado divulgado no site da CMVM, as linhas mestras do seu Plano de Negócios para 2023-2026, que prevê um investimento total de 20 mil milhões de euros. Este valor representa uma aceleração do crescimento para mais de 4GW por ano, para um total de 17 GW entre 2023-2026, o que significa que a empresa irá duplicar a sua capacidade instalada a nível de energia eólica e solar.

Este plano de negócios será parcialmente financiado por um aumento de capital de mil milhões de euros, anunciou esta madrugada a energética, que é detida a 75% pelo grupo EDP, que também anunciou hoje o seu plano de negócios para 2023-2026.

A EDP Renováveis vai focar-se em mercados estruturais com baixo risco, nomeadamente a América do Norte (7,4 GW de adições), Europa (5,6 GW de adições), América do Sul (2,2 GW de adições), APAC (1,2 GW em adições) e Offshore (0,7 GW de adições líquidas).

O grosso do investimento previsto será direcionado para Eólico Onshore (40%) e Solar Utility Scale (40%), com os restantes 20% alocados a tecnologias emergentes como Solar Distribuído, Eólico Offshore, Baterias e Hidrogénio.

A empresa vai manter a sua estratégia de rotação de ativos, com o objetivo de gerar 7 mil milhões de euros até ao final de 2026, o que representará cerca de 30% das novas adições, referiu.

A EDP Renováveis mantém o compromisso de manter as suas receitas e o seu investimento perto de um alinhamento a 100% com a Taxonomia da União Europeia a nível de sustentabilidade, adiantou a subsidiária do grupo EDP.

A nível financeiro, a empresa prevê um lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações de 3 mil milhões de euros até 2026, com um crescimento médio anual de 9% entre 2022 e 2026 e um resultado líquido recorrente de 900 milhões de euros até 2026, o que, a verificar-se, será um crescimento médio anual de 9% neste período. A empresa promete manter um “balanço sólido”, com um rácio de dívida líquida sobre o EBITDA de 3,2 vezes em 2026 e uma nova política de distribuição de dividendos mais alinhado “com outras empresas do sector renovável”, com um novo rácio de payout de entre 30% a 50%.

A EDP e a EDP Renováveis anunciaram esta madrugada, em comunicados divulgados no site da CMVM, os respetivos planos de negócio, que incluem também a realização de aumentos de capital de mil milhões de euros em cada uma e o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Energias do Brasil, entre outras novidades que poderá ficar a conhecer na edição online do Jornal Económico.

A administração do grupo está hoje em Londres para o Capital Markets Day da empresa, onde Miguel Stilwell de Andrade irá revelar mais pormenores sobre o plano de negócios para 2023-2026.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.