EDP Renováveis vende 80% de ativos eólicos nos Estados Unidos e Canadá

A venda incluo 499 MW e três parques eólicos. A EDP Renováveis diz ainda o valor total implícito do Enterprise Value, para 100% dos ativos, é superior a 860 milhões de dólares.

Cristina Bernardo

A EDP Renováveis chegou a acordo com a Axium Infraestruture para a venda de 80% de ativos eólicos onshore nos Estados Unidos e Canadá.

A empresa informou à Comissão dos Mercados de Valores Imobiliários (CMVM) que esta venda inclui 499 MW e compreende 3 parques eólicos.

Os parques eólicos são o de Meadow Lake VI de 200 MW, no estado de Indiana, EUA, e em operação desde Dezembro de 2018, o Prairie Queen, de 199 MW, no estado do Kansas, EUA, e com data esperada de entrada em operação durante o 1 semestre de 2019, e o Nation Rise, de 100 MW, no Ontário, no Canadá, e que deve entrar em operação durante o 4º trimestre 2019 informou a EDP Renováveis à CMVM.

Relativamente ao Nation Rise a EDP Renováveis diz que “concluiu a venda de uma participação de 75% com os restantes 5%” a serem concluídos na data esperada de início da operação.

A empresa acrescentou que “o valor total implícito do Enterprise Value, para 100% dos activos, ascende a $860 milhões, o que representa um múltiplo total unitário implícito de $1,72 milhões / MW”.

É ainda dito no comunicado divulgado na página da CMVM que esta operação “faz parte da estratégia de sell down” da empresa na qual “vende participações maioritárias em projectos em operação ou em desenvolvimento”.

Esta estratégia, diz a EDP Renováveis, vai permitir “reciclar capital, com cristalização antecipada do fluxo de caixa, e criar valor reinvestindo os lucros em crescimento adicional, continuando a prestar serviços operacionais e de manutenção”.

Relacionadas

EDP Renováveis vende participação em projeto eólico à China Three Gorges

“Com a conclusão desta transacção”, esclarece a EDPR, “a participação da EDPR no projecto MOWEL é de 33,3%, juntamente com a DGE (33,4%), a ENGIE (23,3%) e a CTG (10%)”.

EDPR garante financiamento de 350 milhões após acordo de “Tax Equity”

Os projectos estão localizados nos estados de Indiana e Kansas, respectivamente, sendo que ambos os projectos têm garantidos contratos de venda de longo-prazo.

Regulador ‘corta energia’ à OPA chinesa sobre a EDP

Parecer da ERSE sobre compra da Generg cria precedente que dificulta oferta da CTG. Se os chineses saírem de cena, a EDP voltará ao ‘radar’ de concorrentes e de fundos interessados em retalhar o grupo.

EDP acompanha descida dos preços da eletricidade em 2019

Empresa liderada por António Mexia anunciou uma redução de 3,5% dos preços de eletricidade para as famílias em 2019.
Recomendadas

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.

PremiumOaktree, Cerberus e Vanguard na corrida à VIC Properties

A Alantra vai receber esta sexta-feira as propostas não vinculativas para a compra dos ativos da VIC Properties. A Vanguard deverá avançar para o Pinheirinho. Oaktree e Cerberus entre os interessados.

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.
Comentários