[weglot_switcher]

EDP testa com êxito complementaridade entre energia solar e hídrica

A Central Solar Fotovoltaica Flutuante, instalada pela elétrica portuguesa em Montalegre, gerou uma produção líquida 5% acima do previsto.
  • EDP
2 Dezembro 2017, 12h48

Ao fim de um ano de demonstração, a Central Solar Fotovoltaica Flutuante que a EDP instalou na albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre, gerou uma produção líquida 5% acima do previsto, o que representa um acréscimo de 15MWh.

Com 840 painéis solares que ocupam uma área de 2500 m2, a central tem uma potência instalada de aproximadamente 220kWp e uma produção anual estimada de cerca de 300 MWh. Esta unidade piloto representou um investimento de 450 mil euros, no ano passado.

Em comunicado, a elétrica assinala o facto desta tecnologia, que testa a complementaridade entre a energia solar e a hídrica, pioneira a nível europeu, ter revelado “uma eficiência maior do que as soluções em terra”.

Semelhantes resultados permitem subir a fasquia da ambição. “Volvido este primeiro ano de testes, a EDP continua a desenvolver estudos técnico-económicos para avaliar a viabilidade de expansão para uma central de maiores dimensões, em Portugal ou no estrangeiro”.

Atualmente, 73% dos 25,9 GW de capacidade instalada do grupo EDP já provêm de fontes renováveis, instaladas em 12 países.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.