[weglot_switcher]

EDP vende 584 milhões de euros de défice tarifário de eletricidade à Tagus

A elétrica nacional informou a CMVM esta quarta-feira da securitização de uma parcela do défice tarifário da eletricidade de 2017.
22 Novembro 2017, 18h12

A EDP – Energias de Portugal vendeu 584 milhões de euros em securitização de défice tarifário de eletricidade à Tagus – Sociedade de Titularização de Créditos, segundo informou esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O comercializador de último recurso do sistema eléctrico português “acordou ceder, de forma plena e sem recurso à Tagus – Sociedade de Titularização de Créditos, uma parcela do Défice Tarifário de 2017, no montante de 584 milhões de euros, e respectivos juros”, informou a empresa.

O défice tarifário de 2017 resultou do diferimento por cinco anos da “recuperação do sobrecusto de 2017 (incluindo ajustamentos de 2015 e 2016) relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial”.

A Tagus vai financiar a aquisição através da emissão de 600 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, dos quais 5% serão retidos pela EDP SU, para cumprir com as regras de retenção Europeias e dos Estados Unidos, de acordo com a elétrica.

A operação, que terá ainda de ser aprovada pela CMVM, terá uma yield de 0,854%, um cupão de 0,850% e um rating esperado de A1/BBB, atribuído pela Moody’s e Fitch, respetivamente.

A StormHarbour Securities LLP atuou como sole arranger e o Banco Santander Totta e StormHarbour Securities LLP atuaram como joint lead managers da transação.

[Notícia atualizada às 18h20]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.