A EDP Ventures, empresa do grupo EDP, avançou com um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros na Mixergy, uma startup britânica que utiliza Inteligência Artificial para reduzir de forma significativa o custo com o aquecimento de água.
De acordo com o comunicado emitido esta sexta-feira, a EDP explica que a tecnologia presente na solução da Mixergy recorre “a técnicas de machine learning” e que “precisa de apenas duas semanas para analisar os padrões de consumo de cada família”.
A tecnologia desenvolvida “passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa, da forma mais rentável possível em cada ocasião: de noite, utiliza a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã. Durante o dia, utiliza o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes, tornando este aquecimento grátis e maximizando os benefícios de uma solução solar para autoconsumo”, explica a EDP em comunicado.
Com este investimento nesta startup, “a EDP pretende apoiar o desenvolvimento de soluções que acelerem a eficiência energética e contribuam para a descarbonização das residências, tornando os consumos das famílias mais económicos e sustentáveis”.