[weglot_switcher]

Efacec avança para Itália com contrato de 20 milhões

A empresa portuguesa que está em processo de reprivatização ganhou o primeiro grande projeto em Itália, tendo sido escolhida para fornecer 2.300 células de média tensão, um contrato no valor de 20 milhões de euros.
6 Dezembro 2021, 18h00

A entrada da Efacec no mercado italiano é marcada pela assinatura de um contrato na área de Switchgear com a e-distribuzione, a maior empresa de distribuição de energia elétrica em Itália pertencente ao Grupo Enel, “líder integrado nos mercados globais de energia e energias renováveis e o 1º operador mundial do sistema de distribuição privado”, segundo a empresa liderada por Ângelo Ramalho.

A Efacec foi escolhida entre os outros fornecedores adjudicados no concurso público lançado pelo Grupo Enel.

“A Efacec foi nomeada para um contrato de 20 milhões para cobrir o fornecimento de 2.300 células de média tensão (utilizadas para controlar, proteger e isolar redes elétricas), das quais cerca de 300 estão equipadas com tecnologia livre de SF6 (não utiliza gases nocivos)”, refere a empresa em comunicado.

“A solução destaca-se pela sua inovação tecnológica e forte contribuição para a neutralidade de carbono”, acrescenta a Efacec que está em vias de completar a aprovação das células de média tensão, prevista para a primeira metade de 2022.

A empresa portuguesa está empenhada “em contribuir para um planeta melhor, mais limpo e mais seguro, bem como em apoiar os maiores operadores mundiais de energia na consecução dos seus objetivos de sustentabilidade”.

“O projeto representa o esforço da Efacec para conceber produtos com menor impacto ambiental, graças à utilização da tecnologia de comutadores livres de SF6 para redes de distribuição de média tensão, contribuindo para tornar as redes de energia mais sustentáveis”, detalha a empresa que está em processo de privatização.  Recorde-se que o ministro da Economia espera decidir a venda este ano, estando à espera de um empréstimos de 45 milhões dos bancos garantido pelo Estado. Na corrida à compra da Efacec está apenas a DST.

“Como parte do seu programa tecnológico, a Efacec investiu no último ano em processos de homologação e certificação, em clientes e mercados com elevadas exigências técnicas, tais como o mercado italiano. Como exemplo, a empresa portuguesa lançou recentemente a solução neoGEN, uma gama inovadora de comutadores modulares para distribuição secundária sem SF6”, acrescenta o comunicado.

Na mesma nota António Andrade, Diretor da área de Aparelhagem da Efacec, destaca que “este contrato é da maior importância, uma vez que é o nosso primeiro grande projeto neste país, e prova o reconhecimento da excelência da Efacec para além das nossas fronteiras. A Itália é um mercado importante e um mercado onde nos orgulhamos de ter uma presença significativa a partir de agora”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.