Efacec foi a única empresa portuguesa selecionada na primeira ronda do projeto Europeu PITCCH

“A Efacec foi a única empresa portuguesa entre as sete selecionadas, graças ao expertise e know-how das suas equipas”, explica a empresa liderada por Ângelo Ramalho.

A Efacec foi a única empresa portuguesa selecionada na primeira ronda do projecto Europeu PITCCH, financiado pelo Horizonte 2020, que pretende promover a colaboração entre grandes empresas (technology seekers) e PME e startups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas.

“A Efacec foi a única empresa portuguesa entre as sete selecionadas, graças ao expertise e know-how das suas equipas”, explica a empresa liderada por Ângelo Ramalho.

“O Smart Digital Transformer Management Solution é uma solução disruptiva de gestão digital de ativos para transformadores e envolveu, num trabalho colaborativo de cocriação, três áreas de negócio: Service, Automação e Transformadores, e a Start-up IZUM!.

A par das gigantes internacionais, “a inovação e tecnologia da Efacec são avaliadas além-fronteiras”.

As outras seis empresas (internacionais) selecionadas  foram a APTIV, a Saint-Gobain, a SPIE, a Repsol, Siemens Energy, P&G (Procter & Gamble).

“O projeto encontra-se agora em fase final de desenvolvimento, com um protótipo Alfa em fase de ensaio. A par, está também em fase de desenvolvimento o protótipo Beta, que visa a pré-industrialização da solução e que será, entretanto, ensaiado em laboratório para posteriormente ser instalado num ambiente industrial”, explica a Efacec Power Solutions.

A empresa reúne todos os meios de produção, tecnologias e competências técnicas e humanas para o desenvolvimento de atividades nos domínios das soluções de Energia, Engenharia, Ambiente, Transportes e Mobilidade Elétrica, tendo para isso, uma vasta rede de filiais, sucursais e agentes espalhados por quatro continentes.

“O desafio proposto pela Efacec – Smart Digital Transformer Management Solution – foi um dos sete selecionados pelo consórcio formado pelos Centros Tecnológicos INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, TNO – Innovation for Life, Steinbeis 2i GmbH e RINA e pela agência Vitamina, no âmbito da primeira ronda de desafios do Projeto Europeu PITCCH (Pan-european Open Innovation Network for Corporate Challenges in advanced technologies), financiado pelo Horizonte 2020, o qual visa a promoção da colaboração efetiva entre grandes empresas (technology seekers) e PME e start-ups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas”, diz a Efacec em comunicado.

“O PITCCH pode, pois, ser visto como uma plataforma internacional colaborativa que visa impulsionar a inovação aberta”, diz o comunicado da empresa.

Para o responsável do projeto, Ricardo Ribeiro, Diretor de I&D e da Gestão Digital de Ativos da Efacec que chegou até aqui, competindo com empresas referência na área da inovação tecnológica, “esta conquista atesta o compromisso da Efacec com uma inovação cada vez mais agregadora. E o Smart Digital Transformer Management Solution é um deles”.

Para 2022, o objetivo passa por lançar a primeira versão do produto industrializado.

Esta participação surge no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação aberta e na promoção do trabalho colaborativo, tendo por base o lançamento da plataforma hop.in – Home of Open Innovation, em abril de 2021.

A plataforma de inovação aberta cativou o interesse e o envolvimento de diversos empreendedores, startups, investigadores, PMEs, clientes, colaboradores, parceiros, que participaram na cocriação de soluções nas áreas de energia, mobilidade e meio ambiente.

Recomendadas

Portugal corre risco de “desvantagem competitiva” na Europa sem investimento público no 5G, alerta CEO da Ericsson

Andrés Vicente, CEO da Ericsson Iberia, analisou as verbas destinadas ao investimento no 5G (que constam nos Planos de Recuperação e Resiliência) e considera que Portugal corre o risco de partir atrás na transição digital europeia. “Tal não será suficiente para aproveitar todo o potencial do 5G e pode abrir uma desvantagem competitiva com outros países”, disse aoJE.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

BBC vai despedir 382 trabalhadores ao redor do globo

O objetivo é apostar nas novas audiências, que cada vez mais procuram os meios digitais, alega a BBC. A líder de uma união de defesa dos trabalhadores, Philippa Childs, disse que os despedimentos foram consequência de más decisões do governo britânico.
Comentários