[weglot_switcher]

Efacec ganha contrato de 17,9 milhões no Sistema de Mobilidade do Mondego

O contrato prevê uma parceria a sete anos, entre desenvolvimento tecnológico, construção e consequente manutenção, abrange a conceção e construção, durante 22 meses, de todos os sistemas de telemática.
31 Maio 2023, 16h30

A Efacec anunciou em comunicado que “voltou a ser referência na área da mobilidade elétrica sustentável, com um novo projeto para as Infraestruturas de Portugal e a Metro Mondego, que irá contribuir para a descarbonização e para a sustentabilidade da mobilidade local da região centro”.

“O projeto reforça o portfólio desenvolvido para a Infraestruturas de Portugal, que se estende ao longo de mais de 50 anos e que traduz a confiança depositada na tecnologia Efacec e na capacidade de execução das suas equipas”; avança a empresa.

O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) é um sistema de transporte público de passageiros, do tipo Metrobus, realizado em modo rodoviário, totalmente elétrico e em canal próprio, que irá circular em meio urbano e suburbano, reduzindo os níveis de ruído e melhorando a qualidade do ar de toda a envolvente.

Segundo a empresa liderada por Ângelo Ramalho será implementado nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã numa extensão de 42 km, distribuídos por duas linhas com 41 estações, assegurando até 13 milhões de viagens ao ano.

O contrato prevê uma parceria a sete anos, entre desenvolvimento tecnológico, construção e consequente manutenção, abrange a conceção e construção, durante 22 meses, de todos os sistemas de telemática, que incluem, entre outros, “os sistemas de SAE (Sistema de Apoio à Exploração), rede de dados de suporte à exploração, informação ao passageiro, sincronismo horário, videovigilância, semaforização, sinalização rodoviária e os sistemas de telemática embarcados para 40 veículos”.

“Cinco anos serão dedicados à consequente manutenção do Sistema de Mobilidade do Mondego”, lê-se no comunicado.

“Os sistemas de telemática desenvolvidos pela Efacec resultam da junção de tecnologias de telecomunicação com software próprio, permitindo uma gestão integrada, eficiente e segura da nova rede de Metrobus. Esta tecnologia garante ao operador um controlo completo dos sistemas e da segurança para os utilizadores”, explica a empresa portuguesa.

O fornecimento de soluções tecnológicas para projetos metro-ferroviários é uma das principais áreas de atividade da empresa portuguesa, que tem sido desenvolvida em conjunto com importantes players internacionais e em diversos mercados, com especial foco na Europa do Norte.

“É um orgulho para a Efacec poder contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da mobilidade sustentável em Portugal e poder melhorar significativamente e através dos nossos projetos, a qualidade de vida de milhões de portugueses. Colocamos o nosso conhecimento e experiência no desenvolvimento tecnológico em áreas estruturantes para a sociedade ao serviço das pessoas, como é o caso da Mobilidade, mas também da Energia e do Ambiente, e isto faz de nós uma empresa verdadeiramente única a nível nacional e internacional”, refere no comunicado Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec.

O Conselho de Ministro vai anunciar o vencedor do concurso de reprivatização da Efacec.

Atualmente, a Efacec está a participar na construção da Fase 4 do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca), na renovação do Centro de Comando do Metro de Dublin (Irlanda) bem como na extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.