Efacec lidera consórcio para desenvolver soluções para a ferrovia

O projeto Ferrovia 4.0 envolve um investimento na ordem dos oito milhões de euros, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão agendada para junho de 2023.

A Efacec lidera o consórcio Ferrovia 4.0 que visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado ferroviário, anuncia a empresa liderada por Ângelo Ramalho em comunicado.

O projeto Ferrovia 4.0 envolve um investimento na ordem dos oito milhões de euros, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão agendada para junho de 2023.

“A Efacec é líder do projeto Ferrovia 4.0, cofinanciado pelo Compete 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), que tem como objetivo global desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas a serem testados em veículos e infraestruturas reais, que aumentem a competitividade, a qualidade e a segurança do serviço de transporte ferroviário”, refere o comunicado.

O projeto “pretende endereçar, de forma integrada, os desafios tecnológicos e de mercado que se têm colocado ao setor ferroviário global, dinamizando uma ação coletiva mobilizadora em torno de empresas e entidades do Sistema de I&I que integram o Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, na realização de atividades de inovação e de investigação industriais”, refere a Efacec.

A Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).

“O Ferrovia 4.0 é liderado pela Efacec e está a ser desenvolvido no seio da Plataforma Ferroviária Portuguesa e em parceria com várias empresas e entidades de Investigação, tais como AlmaDesign, Evoleo, FEUP, INEGI, ISEL, ISEP, ISQ, Instituto Politécnico do Porto, IST, IT, ITECONS, IP, LNEC, Mota-Engil, MCG, Nomad Tech, Solvit, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, e em colaboração com a INOVA+”, lê-se na nota.

Para Paulo Paixão, coordenador global do Ferrovia 4.0, diz em “com este projeto ambiciona-se o desenvolvimento de soluções que potenciem a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, destacando-se, na colaboração específica da Efacec, a redução de custos operacionais e de manutenção, assentes no desenvolvimento e disponibilização de sistemas de informação fiáveis de apoio à decisão e capazes de monitorizar a infraestrutura e o material circulante, desencadeando alertas e medidas na presença de eventos críticos de segurança”.

O consórcio estará representado na feira Hannover Messe2022 que decorre em abril e, também, na Feira mundial de Transportes Innotrans2022, que será realizada em Berlim, em setembro.

 

Recomendadas

Secretária do Tesouro norte-americano descarta garantia total dos depósitos

Janet Yellen disse que o dinheiro dos contribuintes não será caução para todos os depósitos do sistema bancário. Os bancos reagiram com desconforto e Wall Street estancou a recuperação que vinha ensaiando nas horas anteriores à declaração.

Cohort: NFTs para reinventar relação com clientes

A Cohort permite às marcas criar campanhas com NFTs, em poucos cliques e sem precisar de criptomoedas ou de wallets. 

CEO da TAP deve encaixar prémio de 600 mil após lucros

Christine Ouvrières-Widener deve receber um prémio depois de ter garantido lucros à companhia aérea TAP, cinco anos depois dos últimos ganhos e dois anos antes do previsto. De acordo com o “Correio da Manhã”, o prémio deve ascender a 604.800 euros brutos. Este valor foi calculado pela publicação tendo em conta os termos do contrato […]
Comentários