[weglot_switcher]

“Eficaz, abrangente, oportuno e prudente”: assim caracteriza Medina o pacote de combate à inflação

O ministro das Finanças enquadrou as oito medidas apresentadas na segunda-feira numa resposta mais prolongada à evolução de preços, recordando políticas como o AutoVoucher ou as alterações no preço dos combustíveis, e sublinhou que este é o programa “mais abrangente” que se conhece no país.
6 Setembro 2022, 10h36

Fernando Medina reforçou a eficácia, sentido de oportunidade, abrangência e prudência das oito medidas apresentadas pelo Governo para combater os efeitos da inflação em Portugal, sublinhando que este é um pacote que inclui a vasta maioria dos portugueses e que se foca sobretudo na devolução de rendimentos.

O ministro das Finanças tratou de explicar as medidas apresentadas no dia anterior por António Costa, onde se destaca a atribuição de um cheque de 125 euros a cada português que aufira menos de 2.700 euros brutos mensais em outubro ou a fixação de um limite de 2% na atualização das rendas para 2023.

Medina repetiu por diversas vezes que este é um plano eficaz, oportuno no tempo, abrangente e prudente, garantindo que é a resposta certa no momento certo para a subida generalizada de preços que se verifica na economia nacional.

“Este é o programa mais vasto, do ponto de vista da abrangência, que é conhecido ou foi realizado no nosso país”, destacou, lembrando que, ao contrário de outros pacotes, inclui as pessoas mais desfavorecidas, mas também a classe média, abrangendo “a latíssima maioria da população”.

Acresce a isto a abrangência nas soluções, ao tocar em “áreas de preocupação das famílias”, e a prudência em termos orçamentais, já que não aumenta as necessidades de financiamento da República no médio-prazo e, como tal, não desvia o Estado dos seus objetivos de dívida pública e défice. Recorde-se que as oito medidas apresentadas estão orçamentadas em 2,4 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças recordou também que o programa se inclui numa resposta prolongada pelo tempo ao fenómeno de preços, revisitando medidas passadas como o AutoVoucher ou os ajustes ao cálculo do IVA que incide sobre o ISP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.