[weglot_switcher]

Eficiência energética nos edifícios vai reduzir factura do Estado em 10,8 milhões por ano

Estas intervenções consistem, entre outras soluções, na instalação de janelas e iluminação mais eficientes, de painéis solares térmicos e de isolamento térmico nos edifícios.
24 Janeiro 2018, 10h10

Os apoios à eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Geral podem vir a gerar poupanças anuais de 10,8 milhões de euros, reduzindo de forma considerável a fatura do Estado nesta componente.

Esses apoios serão concedidos ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no âmbito do apoio à execução de medidas de eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Central.

Numa primeira fase do aviso para as respetivas candidaturas aos apoios, entraram 26 projetos, com um financiamento de 54,6 milhões de euros.

“A segunda fase do mesmo aviso permitirá o apoio a mais 77 projetos, em que o financiamento ascende a 83,2 milhões de euros. Assim, serão apoiados, no total, 103 projetos, de responsabilidade de 48 entidades distintas (Organismos da Administração Central, Centros Hospitalares, EPE, Universidades e Institutos Politécnicos), no valor de 138 milhões de euros”, destaca o Ministério do Ambiente, em comunicado.

A apresentação dos investimentos financiados pelo PO SEUR na área da eficiência energética na Administração Pública Centralé apresentada esta quarta feira, 24 de janeiro.

Segundo o Ministério do Ambiente, “a concretização destas intervenções permitirá uma diminuição dos consumos de energia primária estimada em mais de 24 mil tep (toneladas equivalentes de petróleo), o que poderá representar uma poupança média anual de cerca de 10,8 milhões de euros na fatura energética do Estado”.

Estima-se, também, que estas intervenções garantam uma diminuição de emissões de gases com efeito de estufa anual de 48,2 mil tCO2eq (toneladas equivalentes de CO2), “promovendo a melhoria da qualidade do ambiente e dando um contributo para a sustentabilidade do planeta”.

Estas intervenções consistem, entre outras soluções, na instalação de janelas e iluminação mais eficientes, de painéis solares térmicos e de isolamento térmico nos edifícios.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.