[weglot_switcher]

EGEAC assina contrato relativo às Festas de Lisboa mês e meio depois de as ter cancelado

Empresa municipal diz que “procurou, desde o primeiro momento, manter-se ativa dentro do possível e viabilizar os projetos que não colocam em causa a segurança das pessoas”. Ajuste direto diz respeito à impressão de 24.620 exemplares em cartão das propostas vencedoras do concurso “Sardinhas 2020”.
  • Concurso Sardinhas 2020
1 Junho 2020, 07h45

A empresa municipal EGEAC celebrou um contrato público relativo às Festas de Lisboa no dia 20 de maio, mês e meio após ter cancelado a edição de 2020 d0 evento que costuma animar as ruas da capital, numa decisão motivada pela pandemia de Covid-19. O contrato em causa, no valor de 13.500 euros, acrescidos de IVA, foi celebrado com a empresa Escarigo Factory, visando a impressão de 24.620 mil sardinhas em cartão no âmbito no concurso Sardinhas 2020.

O contrato prevê que a Escarigo Factory entregue no início de junho 24.600 “sardinhas de guerrilha” das Festas de Lisboa, cada uma com 55 por 14 centímetros, bem como 20 exemplares de maior dimensão (200 por 50 centímetros), em ambos os casos referentes às dez propostas vencedoras do concurso. É a segunda vez que a empresa é escolhida pela EGEAC, tendo em 2017 assinado um contrato no valor de 2.800 euros.

Apesar de o cancelamento das Festas de Lisboa ter sido anunciado publicamente a 4 de abril, numa decisão da Câmara de Lisboa e da EGEAC, tendo em conta as recomendações da Direção-Geral de Saúde para evitar o contágio da Covid-19, a empresa municipal entende que isso se aplica a atividades que implicam presença física, como as Marchas de Lisboa – cujo tema “Amália Rodrigues” será transposto para a edição de 2021, aproveitando figurinos e cenografia já produzidos -, os Arraiais, devido à “elevada concentração de pessoas”, e os Casamentos de Santo António, visto que não foi possível realizar entrevistas e selecionar os nubentes.

Pelo contrário, fonte da empresa municipal defendeu ao Jornal Económico que, “não obstante todas as condicionantes derivadas da pandemia em curso, a EGEAC procurou, desde o primeiro momento, manter-se ativa dentro do possível e viabilizar os projetos que não colocam em causa a segurança das pessoas”, explicando-se assim a manutenção do concurso das sardinhas e dos tronos de Santo António, “que mobiliza milhares de participantes sem colocar em causa a segurança dos mesmos”.

Na 10.ª edição do Concurso das Sardinhas foram recebidas 3.636 propostas. O prazo de entrega de candidaturas decorreu até 30 de abril, sendo escolhido dez vencedores por um júri constituído pelo artista plástico Xico Gaivota, pela apresentadora de televisão Inês Lopes Gonçalves, pelo escritor, músico e ilustrador Afonso Cruz, pela atriz Cláudia Semedo e pelo designer gráfico Jorge Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.