[weglot_switcher]

El País sobre Isaltino Morais: “O presidente corrupto que os portugueses adoram”

Uma semana depois das eleições autárquicas em Portugal, o jornal espanhol recorda a vitória com maioria absoluta do reeleito presidente da Câmara de Oeiras.
9 Outubro 2017, 09h10

“Condenado por fraude fiscal e lavagem de dinheiro, os vizinhos [portugueses] voltam a eleger o autarca que os rouba”. Assim o escreve o jornal espanhol ‘El País’, que uma semana depois das eleições autárquicas em Portugal recorda a vitória com maioria absoluta do reeleito presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o autarca “corrupto que os portugueses adoram”.

O artigo do jornal espanhol aborda a história de Isaltino Morais contando que este iniciou a sua candidatura às eleições autárquicas em 1985. Desde aí passou pelo Governo de Durão Barroso em 2002 e pelas acusações de fraude e prisão em 2013. “Em 2009, foi condenado a sete anos de prisão, a uma multa de quase meio milhão de euros e à perda do cargo público, por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais”, escreve o jornal.

O ‘El País’ relata que o presidente da Câmara de Oeiras terá sido condenado a quatro anos de prisão, tendo no entanto cumprido apenas dois, depois de ter apresentado ao Tribunal Constitucional 44 recursos. Agora Isaltino Morais “volta ao seu rico município, na franja costeira entre Lisboa e Cascais, onde sempre teria estado se os seus problemas com a justiça não o tivessem evitado”.

“O promotor parece não acreditar na reinserção de Isaltino”, escreve o correspondente do jornal espanhol em Portugal, Javier Martín del Barrio. “Isaltino, o Fraudeman, já tem a maioria absoluta de Oeiras, um município metido numa bolha imobiliária para felicidade do seu presidente de câmara”.

Javier Martín del Barrio compara a vitória de Isdaltino Morais em Oeiras com Moçambique, a ex-colónia portuguesa onde a Frelimo decidiu que “aos corruptos do partido não se deve levar ao ostracismo, antes pelo contrário, há que os ‘re-socializar'”. O jornal remata dizendo que Isaltino é, por isso, “o grande re-socializado de Portugal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.