[weglot_switcher]

Eleições alemãs deixam bolsas europeias a negociar mistas

Os investidores estão ainda atentos ao discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, no Parlamento Europeu, e à intervenção da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, na conferência “The Future of EU Finances”, que acontece numa altura em que o Reino Unido prossegue as negociações com a União Europeia para abandonar o bloco europeu.
  • Reuters/Lucas Jackson
25 Setembro 2017, 10h47

O principal índice nacional segue a negociar com ganhos na sessão esta segunda-feira, depois de ter iniciado sessão no vermelho. O PSI 20 soma 0,14% para os 5.317,62 pontos, numa altura em que nas praças europeias negoceiam mistas.

A Pharol é a cotada a registar as maiores valorizações, a subir 1,72% para os 0,354 euros. A impulsionar os ganhos na bolsa nacional está também o setor da energia. A EDP ganha 0,53% para os 3,2314 euros, acompanhada pela Galp Energia, que soma 0,07% para os 14,910 euros e a REN que sobe 0,37% para os 2,750 euros.

No setor do retalho, a Sonae valoriza 0,30% para os 1,003 euros, assim como a concorrente Jerónimo Martins, que ganha 0,76% para os 16,650 euros.

Em contraciclo, está o BCP. O banco liderado por Nuno Amado perde 0,82% para os 0,229 euros. A pressionar o índice português estão também a NOS (-0,04%), a EDP Renováveis (-0,35%), a Mota-Engil (-0,71%) e a Semapa (-0,72%).

Na Europa, as congéneres europeias negoceiam mistas. O DAX, principal índice alemão sobe 0,12%. Em sentido contrário, o CAC 40 francês perde 0,17%, o espanhol IBEX 35 desvaloriza 0,92% e a praça britânica FTSE 100 recua 0,25%.

Nos mercados acionistas europeus, os investidores mostram-se cautelosos depois de as eleições gerais na Alemanha, que decorreram este domingo, terem dado vitória à líder da CDU, Angela Merkel, embora esta tenha conseguido os piores resultados de sempre. A grande vitoriosa destas eleições foi a extrema-direita, que conseguiu solidificar o seu lugar como terceira força política do país nestas eleições e aumentar o número de eurocéticos no Bundestag.

Por saber está ainda quem será o partido com o qual a chanceler se irá coligar, depois de o antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, do SPD, ter recusado qualquer coligação com Angela Merkel. A chanceler, que conseguiu renovar agora o seu mandato, vai-se pronunciar sobre os resultados das eleições às 12h30 (hora de Lisboa).

Os investidores estão ainda atentos ao discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, no Parlamento Europeu, onde irá falar aos eurodeputados sobre a política monetária a adotar para os próximos meses. As atenções dos acionistas vão também para a intervenção da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, na conferência “The Future of EU Finances”, que acontece numa altura em que o Reino Unido prossegue as negociações com a União Europeia para abandonar o bloco europeu.

Por cá, está ainda em destaque uma conferência sobre a gestão de risco dos bancos centrais, promovida pelo Banco de Portugal, em conjunto com o Banco Central Europeu (BCE). A conferência contará com a presença de Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, e com um discurso de encerramento a cargo do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

No mercado petrolífero, o brent ganha 0,30% para os 56,59 dólares por barril e o crude perde 0,11% para os 50,55 dólares.

No mercado cambial, o euro desvaloriza 0,60% para 1,188 dólares e a libra ganha 0,12% para 1,352 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.