[weglot_switcher]

Eleições autárquicas com cerca de 150 candidatos independentes

As candidaturas de cidadãos têm registado um aumento. Prevê-se que a ida às urnas deste ano conte com mais de 70% de independentes.
26 Maio 2017, 08h35

As eleições autárquicas do próximo mês de outubro devem contar com 150 candidatos independentes, estima a Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI).

As candidaturas de cidadãos às câmaras municipais portuguesas têm registado um aumento e prevê-se que a ida às urnas deste ano conte com mais de 70% de independentes, revela o Jornal de Notícias desta sexta-feira. “Vamos passar de 88 candidaturas para 150”, afirmou ao JN o presidente da AMAI, Aurélio Ferreira. “Vamos ter mais candidatos e mais gente eleita”, assegura o responsável associativo.

Ao mesmo jornal, o politólogo António Costa Pinto adianta que a maior parte dos independentes tem ‘sequelas políticas’, à exceção de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e José Manuel Silva, candidato à autarquia de Coimbra. “Os partidos são muito centralizados e os grandes e médios munícipios já não querem depender dessas direções partidárias nacionais”, refere o investigador.

Em termos comparativos, por exemplo, em 2013 elegeram-se 13 presidentes de câmara independentes – ou seja, 4,2% dos 308 municípios em Portugal. No entanto, no que diz respeito às eleições de 2001 foram eleitos apenas três.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.