[weglot_switcher]

Eleições autárquicas vão custar 1276 euros por cada eleito

O preço total do escrutínio será de 45,9 milhões de euros.
4 Agosto 2017, 08h55

As próximas eleições autárquicas vão ter um custo total de 45,9 milhões de euros, o que representa 1276 euros por cada um dos 36 mil eleitos. As contas foram feitas pelo Diário de Notícias desta sexta-feira, que salienta a redução face ao escrutínio de 2013.

O ato eleitoral que se realiza a 1 de outubro implicará 38,4 milhões de euros para financiamento das candidaturas e 7,5 milhões de euros destinam-se a custos operacionais. Há quatro anos, as eleições autárquicas significaram um gasto para os cofres públicos de 62 milhões de euros (1724 euros por eleito).

Os motivos pelos quais e registou uma redução nos valores são o corte nas subvenções aos partidos e o decréscimo nos custos operacionais que têm estas eleições, as mais caras para o Estado.

Para a organização das que se seguem, o Ministério da Administração Interna já tem o orçamento pronto: 7,413 milhões de euros. O DN destaca ainda que 2,93 milhões de euros serão encaminhados para as mesas de votos e 1,5 milhões de euros para a compensação aos órgãos de comunicação social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.