[weglot_switcher]

Eleições britânicas: vitória de Boris Johnson dará força à libra

Até serem apurados os resultados das eleições britânicas, saber como vai reagir a libra esterlina é ponto de interrogação. Mas diversos analistas antecipam que a vitória de Boris Jonhson é o melhor que pode acontecer à moeda de ‘sua majestade’.
12 Dezembro 2019, 12h39

O desfecho das eleições no Reino Unido, que opõem o conservador Boris Johnson ao trabalhista Jeremy Corbyn, vai ter impacto em diversas frentes, entre os quais se destacam os movimentos da libra esterlina pela noite fora, depois de as urnas encerrarem, às dez horas da noite.

O jornal espanhol “Expansión” citou diversos analistas que fizeram diversas previsões sobre o que poderá acontecer à libra esterlina consoante quem for para o 10 Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico. A Nomura, grupo financeiro japonês, antecipou quatro resultados eleitorais que terão efeitos imediatos na libra quando o mercado asiático estiver aberto.

Por um lado, se se confirmar a larga maioria absoluta para o partido conservador, liderado por Boris Jonhson, a libra poderá apreciar entre 1% e 2%, com a expectativa de o processo do Brexit ser ordenado. No caso de o partido conservador vencer as eleições com uma maioria de menor expressão, a Nomura antecipa que a libra desaprecie menos 1%, e cairia entre 1% e 2% se os conservadores não lograrem a maioria parlamentar e tiverem de coligar-se com o Partido Unionista Democrático, da Irlanda do Norte.

Mas, no pior dos casos, a libra poderá desapreciar até 4% se o novo governo britânico for uma coligação entre os trabalhistas e e os liberais nacionalistas, uma vez que levantará mais incertezas sobre o Brexit, a política económica e a independência da Escócia.

A Capital Economics, uma consultora em pesquisa de mercado com escritórios em Nova Iorque, Londres, Sydney e Singapura, antecipa que a libra esterlina poderá apreciar para os 1,20 euros no caso de Boris Johnson vencer com larga vantagem sobre Jeremy Corbyn. Em sito contrário, se o Partido Unionista Democrático, que é eurocético, se tornar uma peça essencial no próximo governo britânico, a moeda poderá desapreciar para os 1,14 euros, devido à possibilidade de um Brexit ‘duro’.

No caso de Jeremy Corbyn ser o vencedor das eleições, a Capital Economics antecipa que a libra esterlina desaprecie para os 1,12 euros.

E se, surpreendentemente, o desfecho das eleições ditar uma coligação entre os conservadores e os liberais-democratas? Neste caso, a Columbia Threadneedle, uma gestora de ativos com 469 mil milhões de dólares sob gestão, antecipa que a libra poderá apreciar para os 1,40 dólares, uma vez que a política económica britânica se manteria inalterada e abrir-se-ia a possibilidade para um novo referendo sobre o Brexit.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.