[weglot_switcher]

Eleições: Espiões dos EUA acusam Putin de envolvimento directo nos ciberataques

Serviços de informação norte-americanos acreditam que presidente russo foi motivado por um desejo de vingança contra Hillary Clinton, avança a NBC.
15 Dezembro 2016, 17h18

Responsáveis dos serviços de informação dos Estados Unidos acreditam que o Presidente russo, Vladimir Putin, está pessoalmente envolvido no caso da pirataria informática que marcou as eleições Presidenciais dos Estados Unidos de 08 de novembro.

A rede de televisão NBC divulgou que o envolvimento de Putin teria sido motivado por um desejo de vingança contra Hillary Clinton, candidata Presidencial pelo Partido Democrata nas eleições de 08 de novembro.

O próprio Putin teria dado instruções sobre como filtrar e utilizar as mensagens roubadas ao Partido Democrata através da pirataria informática, revelou hoje a NBC, citando dois funcionários que teriam conhecimento desta informação.

Os responsáveis dizem ter “um alto grau de confiança” nestas conclusões.

“Estes absurdos não têm qualquer fundamento”, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, sobre estas alegações que teriam sido feitas pelos serviços de informação norte-americanos.

A CIA concluiu num relatório secreto, revelado na semana passada pelo jornal Washington Post, que a Rússia realizou ataques informáticos durante a campanha eleitoral com a finalidade específica de ajudar Donald Trump, candidato do Partido Republicano, a ser eleito Presidente e não o de perturbar o desenrolar geral da eleição.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já rejeitou categoricamente estas alegações.

De acordo com a NBC, Putin nunca teria perdoado as declarações de Hillary Clinton, quando esta era ainda chefe da diplomacia norte-americana, que colocavam em causa a integridade das eleições parlamentares na Rússia em 2011.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.