[weglot_switcher]

Elementos Secretos. As três “mentes brilhantes” por detrás da NASA

Estreia hoje o filme “Elementos Secretos”, que está na corrida para os Óscares na categoria de Melhor Filme e ultrapassa questões como género e raça na concretização dos sonhos.
2 Fevereiro 2017, 07h57

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são as três mulheres afro-americanos que calcularam os dados matemáticos para o lançamento das primeiras missões espaciais bem-sucedidas da NASA.

Entre a década de 1940 e a de 1960, a força de trabalho espacial norte-americana era desempenhada maioritariamente por mulheres mas, só no momento em que Margot Lee Shetterly publicou o livro “Hidden Figures” (Elementos Secretos”) é que o mundo no geral conheceu Katherine, Dorothy e Mary, a personificação da confiança nas próprias ideias e projectos como inspiração para os grandes-feitos.

Inspirada numa história verídica, o filme nomeado pela Academia, “Elementos Secretos”, de Theodore Melfi, apresenta-nos os três cérebros por detrás do lançamento dos primeiros foguetões, salientando o importante papel que as mulheres tiveram no avanço da ciência na época em questão.

“A maioria dos americanos não faz ideia de que era um quadro de mulheres afro-americanas que fazia parte da NASA”, escreve a escritora do livro, acrescentando que, muitas vezes é desconhecido que este mesmo grupo “ajudou a NASA a obter o poder de computação bruta que precisava para dominar os céus”.

Um fime que ultrapassa questões como género e raça na concretização dos sonhos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.