[weglot_switcher]

Eletricidade: aumentos no mercado livre podem chegar aos 20%

Atualização de 1,2% anunciada pela ERSE é só para o mercado regulado e os preços no mercado livre podem subir ainda mais.
23 Dezembro 2016, 09h21

Aumentos na fatura da eletricidade em 2017 podem ser mais altos no mercado livre que no mercado regulado. A subida pode chegar mesmo aos 20%, um valor bastante superior aos 1,2% estabelecidos para o mercado regulado, segundo avança o Correio da Manhã.

A atualização definida pela Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE) de 1,2% é uma média e aplica-se apenas a uma parte dos utilizadores. Por isso, a ERSE admite que os consumidores podem ser induzidos em erro e a pensar que o aumento é linear para todos.

O regulador calcula a atualização tendo em conta a tarifa de acesso à rede, que sobe 4,7% e a tarifa e de acesso à rede, que cai 5,3%. No entanto, o cálculo no mercado livre é ainda mais complexo. Para além das duas componentes que a ERSE utiliza, entra ainda na equação, a potência contratada e o consumo.

Assim, o aumento da potência contratada pode atingir os 20% e a tarifa diurna por alcançar os 4,6%. A DECO já está habituada a receber reclamações no início do ano. Muitos consumidores queixam-se de aumentos superiores ao anunciado e a associação de defesa do consumidor espera que este ano aconteça o mesmo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.