Eletricidade. DECO Proteste alerta para os riscos da tarifa bi-horária

A organização da defesa do consumidor explica o que é necessário para que a mudança da tarifa simples para a tarifa bi-horária dar frutos na carteira dos portugueses.

A DECO Proteste alerta que a tarifa bi-horária está inerentemente ligada a um horário rígido, que a poderá tornar prejudicial, em termos financeiros, face à tarifa simples, consoante os horários de cada membro dos agregados familiares que a escolham. Isto porque, para escolher a tarifa mais indicada, será importante conhecer o perfil de quem gasta, segundo escreve em comunicado a organização de defesa do consumidor.

É importante levar em consideração a potência utilizada, em kilowatts-hora (kWh), assim como conhecer a forma de distribuição desse consumo, que estará relacionada com o estilo de vida de cada um. Mediante esta análise, explica a DECO, “o consumidor verá se tem maior consumo de energia em horário de vazio, ou fora de vazio”, isto é, nos horários em que o custo da eletricidade é mais elevado ou mais baixo.

Se, para um determinado consumidor, pelo menos 50% dos gastos ocorrem em horários de vazio, ou podem ser ser transferidos para esse período, a tarefa bi-horária irá compensar na carteira.

Com a finalidade de ajudar os consumidores a fazerem uma análise rigorosa dos gastos, a DECO Proteste disponibiliza um simulador, assim como explica como pode ser feita a mudança, caso assim o desejem.

 

Recomendadas

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra. 

Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

O que é uma hipoteca e que cuidados deve ter?

A hipoteca pode ser uma solução para ver o seu crédito aprovado. Descubra se é vantajoso no seu caso e o que fazer, passo-a-passo.
Comentários