[weglot_switcher]

Ellinikon. A smart city grega que vai custar 2,5 mil milhões de euros

A primeira fase do projeto inclui dois hotéis, áreas de retalho, restaurantes, vilas à beira-mar, condomínios, um arranha-céus residencial, uma marina com capacidade para 400 barcos, uma praia pública e 40% de zonas verdes.
7 Agosto 2022, 16h11

Nos arredores de Atenas está nascer aquela que será a maior smart city construída até ao momento. Chama-se Ellinikon e terá duas vezes o tamanho do Central Parque nos Estados Unidos e três vezes o tamanho do principado do Monaco e vai custar 2,5 mil milhões de euros à promotora imobiliária grega Lamda Development, conta o “Insider” este domingo, 7 de agosto.

Com a primeira fase prevista para ser concluída em 2025 e a sua conclusão em 2029, este projeto tem o nome do antigo aeroporto Hellinikon, encerrado em 2001 e onde a Ellinikon está a ser construída, num espaço que também serviu de aldeia para os Jogos Olímpicos de Verão de 2004.

Nela vão estar incluídos lojas de luxo, restaurantes, moradias, um clube de atletismo, hotéis, escritórios, um parque público e um campo de golfe.

A primeira fase do projeto vai incluir dois hotéis, áreas de retalho, restaurantes, vilas à beira-mar, condomínios, um arranha-céus residencial, uma marina com capacidade para 400 barcos, uma praia pública e 40% de zonas verdes.

A cidade terá um total de 10 mil novas residências, desde apartamentos para aluguer, a vilas à beira-mar e o primeiro arranha-céus residencial da Grécia, a ‘Marina Tower’. Na vertente desportiva irá contar com 20 campos de ténis, seis centros de treino para desportos como a ginástica e esgrima, nove campos de basquete e três piscinas olímpicas.

No Ellinikon caberá também uma torre de escritórios que será edifício comercial mais alto da Grécia, uma torre de uso misto com espaço para escritório e um hotel, sendo que o espaço fará ligação a duas estações de metro e uma nova linha de eléctrico.

A ‘Marina Tower’ vai englobar 200 residências que esgotaram em pré-venda, bem como as 27 vilas à beira-mar e as 115 residências em enseadas, num investimento próximo dos mil milhões de euros.

Os preços das residências mais luxuosas do Ellinikon onde estão incluídas as da Marina Tower, vilas e residências em enseadas, começam 837 eurosm2 e chegam até aos 2.790 eurosm2.

A Marina Tower está dividida em duas metades, mas é unida por múltiplas plataformas que englobam piscinas. A maioria dos compradores residenciais até agora são gregos, refere o CEO da Lamda Development, Odisseas Athanasiou, ao Insider. A Lamda Development adquiriu o terreno em 2014 e iniciou a construção em 2021.

No entanto, este projeto não foi bem aceite pela população helénica numa fase inicial. “Quando começamos, tivemos muitas críticas porque grandes negócios na Grécia, especialmente antes da crise [da dívida], foram criticados e havia suspeitas de que podia estar algo por trás disto”, afirmou o CEO.

No final de 2014, o primeiro-ministro Alexis Tsipras renegociou o contrato da Lamda Development para exigir mais espaço público no empreendimento.

Espera-se que o Ellinikon traga um impulso necessário à economia da Grécia, sendo que a promotora prevê que o desenvolvimento deste projeto vai contribuir com 2,5% para o PIB da Grécia e gerar 75 mil empregos.

Este projeto está a ser financiado através de uma emissão de direitos, que rendeu 652 milhões de euros, bem como duas emissões de títulos que geraram 550 milhões de euros e foram “as mais bem-sucedidas da história da Grécia”, segundo Athanasiou, acrescentando que 75% dos títulos foram comprados por pessoas comuns e o restante custo é composto por empréstimos e financiamentos internos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.