ElliQ, o robô de companhia para idosos

O ElliQ é um robô de companhia, controlado por voz, destinado a adultos com mais de 65 anos, sobretudo os que vivem sozinhos. 


Desenvolvido pela Intuition Robotics, o ElliQ é um robô de companhia, controlado por voz, destinado a adultos com mais de 65 anos, sobretudo os que vivem sozinhos. 

Inspirado no candeeiro da Pixar, este pequeno dispositivo conectado comunica com os utilizadores de forma proativa. Por exemplo, para partilhar curiosidades, como o facto da Las Vegas Strip ser o sítio mais iluminado do planeta quando visto do Espaço.

O ElliQ funciona como um assistente virtual para quase tudo, desde alertar para a necessidade de beber água e tomar medicação à sugestão de exercício físico e atividades para quebrar a rotina. 

Em casos de emergência, é também capaz de contactar um médico ou familiares. 

O sistema inclui um tablet, que permite comunicar com familiares e amigos por videochamada ou por mensagens de voz e texto.

O entretenimento é garantido através de música, de jogos e de curiosidades de cultura geral que estimulam o lado cognitivo. 

A pensar nas necessidades do dia a dia, está também disponível um serviço de concierge que permite facilmente chamar um táxi ou encomendar as compras de supermercado.

Com o preço de 1500 dólares, para já, o ElliQ só está disponível nos Estados Unidos.

 

Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.

Recomendadas

Consultoras vivem mudanças no mercado e reforçam ‘chatbots’

Em compasso de espera para saber os trâmites da sociedades pluridisciplinares em Portugal, as firmas de consultoria investem na digitalização. A PwC Portugal terá ChatGPT para juristas em breve.

Benefícios podem ajudar a compensar aumentos magros

Um plano de benefícios que agrade ao trabalhador pode ser usado pela empresa para tentar compensar um aumento do salário que não cubra a inflação. O dstgroup aposta forte no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores e vai investir nesta área 1,5 milhões, este ano.

Ana Jacinto admite que descida do IVA não vai ter impacto no preço final

Em entrevista à Antena1 e Jornal de Negócios, Ana Jacinto, secretária da AHRESP, comentou sobre as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças.
Comentários