Elon Musk vai pagar 9,8 mil milhões de euros em impostos

De relembrar que ao longo dos últimos meses Musk foi vendendo milhares de ações que detinha na Tesla, de forma a recolher dinheiro para pagar os devidos impostos.

REUTERS

O dono da Tesla admitiu que vai pagar 11 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros) em impostos este ano. Na rede social Twitter, depois de um debate com a senadora Elizabeth Warren na mesma rede social, em que Warren apontava a necessidade de se mudar o “manipulado” código dos impostos para que o multimilionário pagasse impostos, Elon Musk fez a publicação: “Para quem quiser saber, vou pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano”, disse.

De relembrar que ao longo dos últimos meses Musk foi vendendo milhares de ações que detinha na Tesla, de forma a recolher dinheiro para pagar os devidos impostos. Anteriormente, o multimilionário já tinha admitido não receber qualquer pagamento por parte da empresa, recebendo apenas ações e o dinheiro proveniente destas caso as vendesse.

O imposto a pagar pelas ações que vendeu da Tesla prende-se entre o valor com que as comprou e o mercado justo pelas mesmas. Entre as 22,9 milhões de ações que detinha desde 2012, Musk conseguiu vender perto de 15 milhões.

Musk optou por responder à senadora, assegurando que “pago mais impostos este ano do que qualquer americano na história”. Acusando o fundador da Tesla de não pagar os seus impostos, Elizabeth Warren pediu que Musk deixasse de sobrecarregar os americanos.

Na publicação onde admite o valor a pagar, os utilizadores do Twitter afirmam que Musk consegue fazer melhor uso dos 11 mil milhões de dólares do que o governo norte-americano, notando ser um desperdício. “Alguém é da opinião que os 11 mil milhões seriam melhor gastos pelo governo federal do que por Elon Musk?”, questiona um utilizador que lançou uma petição que soma mais de 250 mil votos.

Uma investigação mostrou que Elon Musk pagou 455 milhões de dólares (403,6 milhões de euros) em impostos entre 2014 e 2018, mas durante este período a sua fortuna cresceu 13,9 mil milhões de dólares (12,3 mil milhões de euros).

O dono da Tesla e da SpaceX é atualmente o homem mais rico do mundo, tendo ultrapassado o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e contando agora com uma fortuna de 243 mil milhões de dólares (215,5 mil milhões de euros). Musk foi considerado a Pessoa do Ano para a revista Time e para o Financial Times, tendo conseguido realizar a dobradinha num ano em que realizou um acordo com a Nasa para a exploração espacial.

Relacionadas

Elon Musk faz a dobradinha. Depois da Time, é pessoa do ano para o Financial Times

Jornal financeiro britânico considera que o empresário é um revolucionário.

Elon Musk da Tesla é a personalidade do ano para a revista Time

A Time destaca as suas empresas SpaceX e Tesla como as donas das suas fortunas.

Musk critica proposta do presidente dos EUA sobre incentivos à compra de carros elétricos

O fundador da Tesla não concorda com o apoio à transição energética de Joe Biden e admite que, caso fosse presidente, “arcaria com toda a despesa” e que essa é mesmo a “recomendação” para o presidente dos EUA.

Elon Musk volta a vender ações. Desta vez foram mais 1,05 mil milhões

Esta promessa de venda proveio do Twitter no passado dia 6 de novembro, em que Musk disse vender 10% das suas ações.

Elon Musk vende 934 mil ações da Tesla por 818 milhões de euros

Esta venda acontece numa altura em que o CEO da construtora de veículos elétricos exerceu a opção de compra de 2,1 milhões de ações no valor de 5,48 euros cada.

Twitter pediu, Musk fez e mercados não gostaram. Tesla caiu 15% na bolsa esta semana

Mesmo após a venda ações no valor de cinco mil milhões de dólares, Musk ainda é dono de cerca de 167 milhões de títulos da fabricante norte-americana, de acordo com registos financeiros divulgados na sexta-feira e citados pela “CNBC”.

Elon Musk vendeu cinco mil milhões de dólares em ações da Tesla

 No passado sábado, 6 de novembro, o CEO da Tesla questionou os seus seguidores se deveria vender 10% da sua participação na empresa, recolhendo 58% de positividade a favor da venda.

Twitter decide que Musk deve vender 10% das ações da Tesla. Empresa reage com queda na bolsa

Elon Musk afirmou estar “preparado para aceitar qualquer desfecho”. Os participantes da sondagem no Twitter responderam afirmamente à questão lançada pelo CEO da Tesla sobre se deveria vender 10% das suas próprias ações na fabricante de carros elétricos.

Tesla aumenta lucros no terceiro trimestre para 1,40 mil milhões de euros

No terceiro trimestre de 2020, a Tesla tinha registado um lucro de 331 milhões de dólares (284,36 milhões de euros).
Recomendadas

Josep Borrell pressiona Israel sobre os palestinianos

O primeiro-ministro israelita Yair Lapid e o chefe de política externa da União desentenderam da reunião do Conselho da União Europeia-Israel, em Bruxelas. Pontos de vista diferentes sobre a Palestina e sobre o Irão ficaram bem evidentes.

Bulgária: eleições longe de resolverem crise política

Acusado de corrupção, o GERB voltou a ganhar as eleições e arrisca manter o país ingovernável. A única forma de ultrapassar o impasse seria um governo de coligação entre os dois maiores partidos, mas isso não parece estar no horizonte.

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.
Comentários