[weglot_switcher]

Elvira Fortunato faz balanço da investigação desenvolvida pelo CERN e da participação de Portugal

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita esta-terça-feira, em Genebra, o Laboratório Europeu para a Física de Partículas, acompanhada do vice-presidente da FCT e de responsáveis de instituições de ensino superior e representantes da comunidade científica.  
12 Setembro 2022, 19h30

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita esta terça-feira, 13 de setembro, o CERN – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Laboratório Europeu para a Física de Partículas), em Genebra, Suíça, acompanhada do vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos, e de dirigentes de instituições de ensino superior e representantes de entidades científicas nacionais.

A visita tem como objetivo proceder a um balanço da investigação desenvolvida pelo CERN e da participação de Portugal, que contribui para os custos de operação do Laboratório Europeu, representando essa contribuição cerca de 1,1% do orçamento geral do CERN. Na avaliação da tutela, este apoio permitiu a Portugal ter em 2021 “um excelente retorno em termos de participação de recursos humanos nacionais nos diversos programas”.

Em Genebra, Elvira Fortunato acompanhará igualmente os mais recentes desenvolvimentos da Estratégia Europeia para a Física de Partículas 2021-2025, desenvolvida pelo CERN e pelos países parceiro, incluindo Portugal. Esta estratégia tem como prioridade a conclusão do projeto que aumentará de um modo significativo o número de colisões por unidade de tempo no Large Hadron Collider (LHC), o acelerador mais potente do Laboratório Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.