[weglot_switcher]

Em 2022, aposte também na sua saúde financeira

No próximo ano 2022, e porque sabemos que estamos a atravessar a maior crise das nossas vidas, é exigida muita moderação por parte das famílias, não só no consumo, mas também nas finanças pessoais.
31 Dezembro 2021, 07h45

A literacia financeira surge como fator decisivo na promoção da qualidade de vida e bem-estar das pessoas e de importância também decisiva para as empresas e para o País, pois reflete-se ao nível da própria produtividade de forma global.

Existem várias definições de Literacia Financeira, mas gostaríamos de destacar a da OCDE que remete para uma combinação de consciência, conhecimento, habilidade, atitude e comportamento, permitindo ao consumidor tomar as melhores decisões financeiras, tendo em vista alcançar o bem-estar financeiro. O nível de literacia dos portugueses está ainda muito aquém do desejável…

A DECO tem procurado ajudar os consumidores nesta adaptação rápida, embora esteja consciente da complexidade dos produtos financeiros e a falta comum de informação transparente dirigida ao consumidor, impedindo-o de exercer na plenitude os seus direitos.

No próximo ano 2022, e porque sabemos que estamos a atravessar a maior crise das nossas vidas, é exigida muita moderação por parte das famílias, não só no consumo, mas também nas finanças pessoais.

Para que todos possam manter a sua qualidade de vida e não serem apanhados desprevenidos, no caso de surgirem imprevistos. Será determinante definir uma estratégia, metas e planos específicos e a elaboração de um orçamento que seja ajustado ao nível de rendimento de cada família

Nas grandes decisões da vida, aquelas que permitem realizar sonhos, tudo deverá ser reequacionado. Cada um terá o seu, seja comprar casa, carro ou viajar. E se tivermos de adiar esses objetivos ou de os adaptar à nova realidade, o essencial é que sejamos realistas e não coloquemos em risco a estabilidade financeira da nossa família.

O momento disruptivo que atravessamos pode trazer uma oportunidade para investirmos na nossa educação financeira e no nosso conhecimento, procurando organizar as nossas finanças pessoais de forma mais eficiente e duradoura. Aqui, como em muitos outros aspetos da nossa vida, temos de ser resilientes e determinados, não desistindo ao primeiro obstáculo.

A DECO estará sempre ao lado dos consumidores. Desejamos a todos muita saúde (também financeira) para 2022!

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.