[weglot_switcher]

Em 2080 teremos 22 mil portugueses centenários

tualmente vivem em Portugal 4287 pessoas acima dos cem anos e, dentro de 60 anos, o número pode chegar aos 22 mil. O fenómeno trará novos desafios à forma como a população idosa é encarada.
4 Abril 2017, 17h47

Dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dão conta de que por cada 100 mil habitantes, há atualmente cerca de 42 (41,5) pessoas com 100 ou mais anos e a expectativa é para que até 2080 o número venha ainda a aumentar. As projeções do INE indicam que, numa tendência inversa à população jovem, o envelhecimento populacional vai aumentar, podendo atingir em breve o rácio de 317 idosos por cada 100 jovens.

Segundo avança o jornal ‘Expresso’, o número de pessoas que ultrapassaram a fasquia dos dois dígitos de idade na viragem do milénio não ultrapassava os 5,6 por cada 100 mil habitantes. No entanto, a melhoria das condições de vida aliada aos progressos médicos e tecnológicos viram estender a esperança média de vida, que desde 2000 ganhou um bónus de 10 anos. Os homens podem viver, em média, até aos 87 anos, enquanto as mulheres podem chegar aos 92.

Atualmente vivem em Portugal 4287 pessoas acima dos cem anos e, dentro de 60 anos, o número pode chegar aos 22 mil. Já o número de pessoas acima dos 65 anos crescerá de 2,1 para os 2,8 milhões.

O fenómeno traz novos desafios à forma como os idosos são encarados e será especialmente preocupante no que toca às implicações que terá no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Segurança Social, partindo do princípio de que o Estado continuará a fornecer aos cidadãos estes tipos de serviços.

“Não podemos continuar a olhar para a vida com as mesmas lentes que usávamos no passado. Não faz sentido continuar a ver os 65 anos como o início da chamada terceira idade”, explica Maria João Valente Rosa, diretora do portal de estatísticas Pordata, ao ‘Expresso’. Maria João Rosa defende a que as pessoas deverão reformar-se mais tarde, mas que o horário de trabalho deverá ser mais curto e menos intenso.

Contudo, o crescimento da população portuguesa não se faz em moldes iguais. O INE prevê que, apesar de as pessoas viveram durante mais tempo, o número total de cidadãos portugueses venha a encolher dos 10,3 milhões de habitantes, registados este ano, para os 7,5 milhões em 2080.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.