[weglot_switcher]

Em nome da independência informativa. Wikipedia pede donativos a leitores portugueses

A Wikipedia explica na sua página que o grupo sobrevive graças às doações dos leitores, que rondam em média 10 euros. A enciclopédia online renuncia a todo o tipo de publicidade para salvaguardar a independência dos seus artigos.
20 Julho 2017, 13h28

“Caros leitores de Portugal, hoje pedimos que ajudem a Wikipedia”. O anúncio colocado em destaque nas páginas da enciclopédia online alerta para o problema da falta de financiamento do grupo que para “manter a sua independência”, se recusa a aceitar publicadade. Face a isso, a Wikipédia pede aos leitores portugueses para que contribuam com pequenos donativos monetários para se poder manter online e continuar a aumentar o seu arquivo colaborativo.

A Wikipedia explica que o grupo sobrevive graças às doações dos leitores, que rondam em média 10 euros. “Apenas uma pequeníssima percentagem dos nossos leitores doam. Se todos quantos leem esta mensagem neste momento dessem 2 euros, poderíamos sobreviver durante anos e anos. É isso mesmo, o preço de um café é tudo de que necessitamos”.

Considerada a maior e mais popular enciclopédia online pelos internautas, a Wikipedia foi lançada em 2001, por Jimmy Wales e Larry Sanger. O site conta com cerca de 40 mil artigos artigos e está disponível em mais de 250 línguas diferentes. Por mês, a Wikipedia, que é da propriedade da fundação sem fins lucrativos Wikimedia, recebe mais de 500 milhões de visitantes.

Os donativos podem ser feitos através do cartão de crédito ou pela modalidade PayPal, sendo que os leitores podem contribuir com a quantia que quiserem. “Se a Wikipédia lhe é útil, por favor gaste um minuto para a manter online e a crescer”, apela o portal online.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.