Em entrevista ao Jornal Económico (JE), a diretora de Distribuição Tradicional da Liberty Seguros em Portugal e Irlanda, Rita Almeida, a propósito da Convenção de Agentes Liberty Seguros 2023, que se realiza esta segunda-feira, fala dos agentes que representam 86% da produção total da companhia em Portugal e 55% no chamado “West European Market”, área que tal como já foi noticiado foi posta à venda pela Liberty Mutual (dos Estados Unidos) tendo para tal sido contratado o Bank of America. Sobre isto a responsável pela distribuição em Portugal e Irlanda, chama de “rumores de mercado” e “não comenta”.
A Liberty em Portugal consolida resultados com a área de West European Market, que tem sede em Espanha, mas ainda não há números de 2022.
A Liberty realiza esta segunda-feira a Convenção de Agentes Liberty Seguros 2023, essa convenção revela que a seguradora está focada na aposta no canal de mediação e no crescimento desta área na operação em Portugal. Quer comentar?
Sim, a realização desta convenção, que assinala este ano a sua segunda edição, é um dos formatos que utilizamos para estar mais perto daqueles que diariamente representam a nossa seguradora junto dos clientes. A comunicação, envolvimento e proximidade dos nossos mediadores faz parte da nossa estratégia e é fundamental para sermos verdadeiramente uma Companhia na qual as Pessoas estão em primeiro lugar.
É verdade que os agentes representam cerca de 85% do peso da produção total na Liberty Seguros? Estamos a falar só do mercado português?
Sim, em Portugal os mediadores representam mais concretamente 86% do peso de produção total na Liberty Seguros. Se avaliarmos o mercado Liberty WEM (West European Market – do qual fazem ainda parte Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte), essa percentagem está nos 55% e continua a ser um canal com potencial de crescimento e de rentabilidade na Liberty.
Portugal é de facto um mercado onde a mediação é ainda a principal opção para a compra de seguros. No nosso país 95,8% dos seguros são distribuídos através de mediadores, por isso, estes são mesmo fundamentais para que cada pessoa tenha o aconselhamento certo e encontre o seguro mais adequado ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
Quer detalhar a importância dos agentes na distribuição de seguros da companhia? Que tipo de seguros vendem através de mediadores?
Tal como referi anteriormente os mediadores são a força motriz dos nossos resultados em Portugal e estão no nosso ADN. Projetamos o futuro ao lado dos nossos Parceiros de Negócio, abordando o cliente de uma forma inovadora, simples e conveniente para garantir a sua proteção total. E é interessante verificar o caminho profissional que a mediação está a realizar. Por exemplo, o ano passado conseguimos ter uma abordagem de venda muito focada nas soluções não obrigatórias, mas igualmente relevantes para a verdadeira proteção e segurança familiar ou empresarial, como seja o Lar e o Vida Risco. Mobilizámos a nossa rede comercial para a venda de produtos não-Automóvel, tendo conseguido crescer no novo negócio cerca de 13,5% através da mediação. E mais importante, assegurar que os nossos clientes podem estar cada vez mais descansados em matéria de proteção.
Por outro lado, em poucos anos os mediadores de seguros têm participado no processo de transição digital e operacional, que veio contribuir para um serviço cada vez mais eficiente, ágil, seguro e imediato. Hoje, graças a todas as ferramentas e oportunidades que a digitalização permite, os mediadores estão mais próximos do cliente e acompanham-nos onde quer que seja. A verdade é que o mediador também se soube ajustar às novas necessidades do cliente e conseguiu conquistar novos canais de comunicação, como é o caso das redes sociais com o excelente exemplo do WhatsApp. Por isso, considero que a atividade de mediação de seguros tem dado um exemplo extraordinário de transformação e de proatividade.
No caso da Liberty os agentes de seguros vendem todo o tipo de seguros estando nós, este ano, focados no crescimento dos seguros Automóvel, Lar, Acidentes de Trabalho e Vida Risco.
Qual a dimensão da vossa rede de agentes?
Atualmente, a Liberty conta com uma rede de 450 mediadores ativos e com dinâmica comercial, que transmitem diariamente os valores que melhor definem o atendimento que querem proporcionar ao cliente: a simplicidade, a adequação, a proatividade, a experiência, a empatia e o respeito. São os melhores aliados para continuar a cumprir o nosso propósito de “ajudar as pessoas a desfrutar do presente enquanto olham com confiança para o futuro”.
É diretora de Distribuição Tradicional da Liberty Seguros em Portugal e Irlanda. A Liberty Europa está à venda incluindo a operação em Portugal em Irlanda. Em que medida isso pode alterar a estratégia da Liberty?
A Liberty não faz comentários sobre rumores do mercado.
A Liberty em Portugal já foi informada da intenção de venda pela Liberty Espanha?
A Liberty não faz comentários sobre rumores do mercado.
Pode dar números da atividade da Liberty em Portugal em 2022? Resultados? Prémios?
A Liberty consolida os seus resultados ao nível da WEM [Western European Market] e ainda não temos o fecho oficial de 2022. Em todo o caso, posso salientar que em Portugal os meses de Novembro e Dezembro foram incrivelmente positivos e contribuíram de forma extraordinária para o cumprimento do nosso plano.
Em 2022 antecipámo-nos ao mercado no incremento tarifário das nossas principais linhas de negócio, o que tudo indica que fechámos o ano com resultados extraordinários e, mais importante, começamos o ano 2023 com um forte impulso comercial. Só para ter uma ideia da nossa atual trajetória, a janeiro de 2023 estamos a crescer mais de 50% em novo negócio Automóvel – tudo porque nos antecipámos ao mercado e prevemos que este seja um ano onde a Liberty vai colher os frutos das sementes entretanto lançadas em 2022 e com isso preparar o crescimento sustentado. Prevemos ter uma estabilidade na nossa política tarifária que, acreditamos nós, poderá estar em contraciclo com o mercado português e, por isso mesmo, queremos captar oportunidades neste mercado.
Por outro lado, no ano passado tivemos um momento marcante que nos deixou orgulhosos e que reflete que na Liberty as Pessoas são, de facto, a prioridade na nossa estratégia. Destaco por isso a classificação da Liberty Mutual Insurance entre os 25 melhores locais de trabalho na Europa em 2022, pela autoridade global sobre cultura no local de trabalho, Great Place to Work®.
Em Portugal, fomos considerados por essa organização como a melhor seguradora para trabalhar e a 12.ª na categoria para organizações entre 101-500 colaboradores. Por tudo isto, considero que 2022 foi um ano importantíssimo para a Liberty em Portugal, essencialmente por cinco razões, a estabilidade e motivação da equipa; consolidação e simplificação de processos; agilização de operativas; ferramentas de negócio e de remuneração atrativas para o mediador e uma forte proximidade e comunicação junto dos mediadores. Queremos manter a estabilidade e consistência da nossa estratégia para reforçar a confiança da nossa Marca junto dos nossos parceiros e clientes.