[weglot_switcher]

“Em vez de ouro, compramos ouro líquido”. Na Suécia, já se pode investir em whisky

O investimento em whisky raro conseguiu um retorno médio de 28% no ano passado e 370% desde 2010. Apesar de existirem fundos que investem em produtores de whisky, o Single Malt Fund é o primeiro a apostar diretamente na bebida.
30 Janeiro 2018, 18h05

O primeiro fundo de investimento em whisky do mundo nasceu na Suécia e dá acesso a deter parte de uma ampla coleção de garrafas raras e edições limitadas da bebida. O fundador e CEO do Single Malt Fund, Christian Svantesson explicou a ideia, em entrevista ao Business Insider: “É basicamente um fundo de matérias-primas, mas em vez de ouro, compramos ouro líquido”.

Apesar de já existirem fundos que investem em empresas produtoras de whisky (como o Spirited Funds/ETFMG Whiskey ou o Spirits ETF), o fundo sueco é o primeiro que investe diretamente na bebida.

A ideia pode parecer pouco séria, mas o investimento em whisky raro conseguiu um retorno médio de 28% no ano passado e 370% desde 2010, de acordo com o índice que mede os mil single malts mais valiosos do mundo, o RW Apex 1000, da base de dados independentes Rare Whisky 101.

A criação do fundo resultou de um ano e meio de trabalho por parte da equipa de Svantesson, que teve de lidar com uma série de contratempos regulatórios. O fundo já foi aprovado pelo regulador sueco com o estatuto de fundo de investimento alternativo e vai nos próximos meses aceitar investimentos mínimos de mil euros, até entrar no Nordic Growth Market, de Estocolmo, em a 12 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.