[weglot_switcher]

Embaixador da China na ONU apela ao diálogo com a Coreia do Norte

Na quarta-feira, a Coreia do Norte testou um míssil balístico intercontinental capaz de atingir todo o território dos Estados Unidos.
30 Novembro 2017, 08h57

O embaixador adjunto da China na Organização das Nações Unidas (ONU) apelou à contenção e ao diálogo na península coreana, depois de o regile de Kim Jong-un ter realizado mais um teste nuclear. Na reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Wu Haitao, pediu empenho para que as negociações possam recomeçar.

O representante chinês lembrou o recente período de estabilidade na península, tendo referido que devia ter sido uma oportunidade para esforços diplomáticos. “Infelizmente, esta oportunidade não resultou no reinício do diálogo e das negociações”, afirmou, citado pela agência Lusa.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte testou um míssil balístico intercontinental. O regime de Kim Jong-un, que não realizava nenhum teste há mais de dois meses, garantiu ser capaz de atingir todo o território dos Estados Unidos.

Wu Haitao lembrou ainda que a China e a Rússia tinham feito uma proposta a Pyongyang, que implicava que o regime interrompesse as atividades nucleares e balísticas enquanto Washington e Seul suspenderiam os exercícios militares conjuntos. “Esperemos que [a proposta] tenha apoio e motive uma resposta”, afirmou o representanto do principal aliado diplomático e maior parceiro comercial de Pyongyang.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.